Limpeza

Como limpar esponja de cozinha

Limpar  bucha de cozinha  regularmente faz parte do processo de higienização necessário para manter o bem-estar do ambiente
Limpar bucha de cozinha regularmente faz parte do processo de higienização necessário para manter o bem-estar do ambiente

Aprender como limpar esponja de cozinha é muito importante para a saúde, sabia? Para manter o ambiente domiciliar devidamente higienizado, é preciso ter muito cuidado com os materiais de limpeza para que estejam sempre desinfetados e limpos, e a bucha de lavar louça também está inclusa neste pacote! Por ser um item que tende a acumular bastante bactérias, lavá-la diariamente é crucial para garantir uma louça livre de germes e evitar a contaminação de vírus. Então, veja agora as diferentes formas de como limpar esponja de cozinha para proteger a casa e a manter o bem-estar da sua família!

1. Use água fervente para higienizar a bucha de lavar louça ou leve-a ao micro-ondas em um recipiente com água de 3 a 5 minutos

O calor é uma ótima maneira de se livrar de germes e bactérias presentes na esponja de cozinha. Seja através de luz solar direta, na água fervente ou no micro-ondas, o aquecimento provocado no objeto ajuda a eliminar os resquícios de sujeira no material.

Água fervente elimina os microrganismos indesejáveis da esponja

Antes de iniciar o remolho, é preciso lavar a bucha de cozinha com detergente transparente clear Qualitá até se livrar completamente da gordura presente no utensílio e escorrer o excesso de líquido. Depois, deixe-a submersa em um recipiente com água fervente de 3 a 5 minutos. Por fim, enxágue com água fria e deixe secar em local arejado.

Ondas de calor produzidas pelo micro-ondas realizam limpeza profunda no utensílio

Esse é considerado o método mais eficaz para higienização da esponja! Após seguir o procedimento de limpeza com detergente, a outra opção é levá-la ao micro-ondas. Use um pote de vidro com 3 dedos de água e esquente o líquido em potência máxima no eletrodoméstico por um período de 3 a 5 minutos. Então, é só enxaguar o utensílio com água fria e deixar secar.

2. Lave a esponja de cozinha com detergente e deixe-a de molho no vinagre de álcool por 2 horas

Para iniciar a limpeza de acordo com esse método, é preciso lavar a bucha com detergente e água corrente ou em uma bacia com água morna até se livrar completamente de toda gordura e sabão do utensílio. Em seguida, separe um recipiente e acrescente de 2 a 3 dedos de vinagre de álcool - ele não deixa cheiro e age mais intensamente na limpeza. Deixe a esponja de molho no líquido por 2 horas. Depois, retire-a da bacia e enxágue.

Suco de limão potencializa a ação do vinagre no remolho

Caso queira intensificar a ação do vinagre e ainda deixar um cheirinho supergostoso na esponja, adicione suco de ½ limão à mistura. A fruta cítrica é considerada um desinfetante natural e potencializa a limpeza junto ao álcool do vinagre.

3. Prepare uma mistura de 1L de água com ½ xícara de água sanitária e deixe agir na bucha de cozinha por 15 minutos

Por último, mas não menos importante: a mistura com água sanitária. Esse produto de limpeza é bem potente no que diz respeito à remoção de germes e bactérias durante a higienização dos ambientes domésticos. Não é diferente com a bucha de cozinha!

Prepare uma mistura de 1 litro de água e ½ xícara de água sanitária em um recipiente. Depois, é só adicionar a esponja e deixá-la de molho de 10 a 15 minutos para completar a limpeza. Por fim, enxágue bem com água corrente e deixe-a secar naturalmente em local arejado.

Dica bônus: lembre-se de trocar a esponja de cozinha com regularidade

Algumas buchas possuem ótima resistência e durabilidade como utensílios de cozinha e higiene ambiental quando bem cuidadas, mas as esponjas possuem uma vida útil bem curta apesar das tecnologias que possam apresentar. Por isso, busque substituir o instrumento a cada semana (ou sempre que possível) para garantir a limpeza da louça e a saúde da família!

Matérias: Limpeza

Ver mais