Limpeza

Como limpar escova de cabelo de madeira ou plástico

Para limpar escova de cabelo, você deve começar removendo os fios com os dedos ou com a ajuda de um pente
Para limpar escova de cabelo, você deve começar removendo os fios com os dedos ou com a ajuda de um pente

Você sabia que é importante higienizar a escova de cabelo com certa frequência? Com o passar do tempo, esse utensílio vai acumulando restos de produtos, poeiras, células mortas e, caso não seja devidamente limpo, pode até mesmo acabar transmitindo doenças e alergias para o couro cabeludo. Para te ajudar a evitar esse tipo de problema, nós preparamos uma matéria ensinando como limpar escova de cabelo de madeira ou de plástico. Vale destacar que, assim como a escova, o secador de cabelo é outro acessório que precisa ser limpo com frequência. Dá uma olhada nas dicas que separamos!

Comece removendo os fios de cabelo das cerdas da escova

A primeira coisa que você precisa fazer é remover todos os fios de cabelo que ficam presos nas cerdas da escova. Para isso, você pode usar um pente auxiliar ou as pontas dos dedos mesmo. Assim, você também consegue remover superficialmente partículas de pele e poeiras.

Escovas de plástico devem ser deixadas de molho por 20 minutos

Depois de remover os fios de cabelo da escova, o mais indicado é deixá-la de molho em uma solução de água com sabão neutro por 20 minutos. Para desinfetar bem (eliminar possíveis microrganismos e sujeiras impregnadas), você até pode preparar uma mistura de 1 litro de água com 1 colher de sopa de água sanitária e deixar a escova submersa - mas lembre-se de que apenas os modelos de plástico podem ser deixados de molho. Quanto às escovas de madeira, o ideal é que elas sejam lavadas de forma simples - pois, apesar de serem resistentes à umidade, podem acabar apodrecendo caso fiquem de molho.

Esfregue a escova de cabelo suavemente com um pincel ou uma escova para lavagem

Após deixar a escova de cabelo (de plástico) de molho, você deve usar um pincel separado para a lavagem ou uma escova de lavanderia para esfregar o espaço entre as cerdas. Também é indicado usar uma escova de dentes velha para limpar os detalhes. Aplique um pouco mais de sabão e, então, esfregue bem toda a escova - principalmente a região das cerdas, que entra em contato direto com o couro cabeludo. Em seguida, enxágue o utensílio na água corrente e deixe secar completamente ao ar livre. Você pode deixar a escova exposta ao sol durante alguns minutos para garantir que ela não fique úmida.

Com que frequência devo limpar a escova de cabelo?

O ideal é que você lave a escova de cabelo a cada 15 dias para, assim, remover restos de cremes capilares e produtos que ficam acumulados nas cerdas. Ao manter a escova sempre higienizada, você evita o acúmulo de fungos, bactérias e preserva a saúde do seu cabelo. Fica a dica!

Obs.: Existem escovas de cabelo com cabos de cerâmica ou metal que também são fáceis de higienizar. Assim com as de plástico, elas podem ser deixadas de molho e posteriormente lavadas, para garantir uma boa desinfecção.

Matérias: Limpeza

Ver mais