Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Como limpar disco de vinil
Meu Lar 01/06/2021

Como limpar disco de vinil

Os discos de vinil fizeram muito sucesso nos anos 1980 entre os apreciadores de músicas. Após diversos avanços tecnológicos, eles acabaram virando itens de colecionadores, mas voltaram com força à moda! Utilizados como objetos decorativos da cultura vintage, os vinis estão muito suscetíveis ao acúmulo de poeira e surgimento de fungos caso sejam pouco utilizados. Se você é um colecionador (ou simplesmente possui discos em casa), saiba que é importante cuidar bem de suas peças para garantir a durabilidade do produto. Por isso, veja como limpar disco de vinil sem danificar o material!

Água e detergente removem sujeiras mais difíceis sem arranhar o vinil

O uso de água e detergente de cozinha neutro é o mais indicado em casos de sujeiras mais densas ou de desenvolvimento de mofo em vinis – neste caso, é crucial o uso de luvas e máscara para evitar quadros alérgicos. Este método de limpeza deve ser dividido em etapas para facilitar o processo. Siga os passos abaixo!

1. Lave os dois lados do disco com água

O fluxo da corrente vai retirar grande parte da poeira acumulada superficialmente, facilitando a lavagem. Certifique-se de que as sujeiras maiores foram levadas com a água para evitar arranhões no futuro.

2. Despeje um pouco de detergente no vinil ou mergulhe-o em uma mistura de água com detergente

Depois de aplicar o detergente, use um pano microfibra ou um pouco de algodão umedecido com água para espalhar o sabão por toda a superfície. Esfregue com movimentos suaves. Se houver concentrações específicas de poeira ou fungos, remova todos os resíduos para evitar o desenvolvimento de colônias cada vez maiores.

Se você tiver uma bacia ou um pote grande que caiba o disco, opte por uma mistura de água e detergente para mergulhá-lo. Você pode deixar o item descansando por alguns minutos antes de esfregar delicadamente com o pano ou o algodão para remover as sujeiras.

3. Remova o disco da bacia e tire o excesso de água

Após finalizar a higienização, retire o disco da mistura e passe na água novamente para remover todo o sabão. Tire o excesso de água com um pano liso e seco ou um pedaço de papel toalha com pequenas batidas. É importante não arrastar o disco com nenhum dos dois materiais para evitar danos. Deixe o vinil secar por duas horas em um lugar arejado e longe do sol, onde a água possa evaporar por completo.

4. Guarde o disco corretamente

Por fim, quando estiver completamente seco, guarde o disco na capa com a proteção de plástico interna. Assim, você protege duplamente o seu vinil. Cuide para não deixá-lo em lugares úmidos e mal arejados, mais propensos ao novo surgimento de fungos.

Cuidados com o disco de vinil

Para evitar casos mais drásticos, como o aparecimento de bolor e até a corrosão do vinil, higienize com frequência os discos. Tire a poeira com um pano microfibra na rotina de limpeza da casa, com cuidado para não arranhar o item.

Obs.: O processo de lavagem com água e detergente não deve ser realizado com frequência. O ideal é que o procedimento seja feito a cada 1 ano, para evitar o desgaste da oleosidade protetora do disco.