Limpeza

Como limpar disco de vinil

Limpar disco de vinil é importante para evitar acúmulo de poeira e fungos, prejudiciais para a saúde
Limpar disco de vinil é importante para evitar acúmulo de poeira e fungos, prejudiciais para a saúde

Os discos de vinil fizeram muito sucesso nos anos 1980 entre os apreciadores de músicas. Após diversos avanços tecnológicos, eles acabaram virando itens de colecionadores, mas voltaram com força à moda! Utilizados como objetos decorativos da cultura vintage, os vinis estão muito suscetíveis ao acúmulo de poeira e surgimento de fungos caso sejam pouco utilizados. Se você é um colecionador (ou simplesmente possui discos em casa), saiba que é importante cuidar bem de suas peças para garantir a durabilidade do produto. Por isso, veja como limpar disco de vinil sem danificar o material!

Água e detergente removem sujeiras mais difíceis sem arranhar o vinil

O uso de água e detergente de cozinha neutro é o mais indicado em casos de sujeiras mais densas ou de desenvolvimento de mofo em vinis - neste caso, é crucial o uso de luvas e máscara para evitar quadros alérgicos. Este método de limpeza deve ser dividido em etapas para facilitar o processo. Siga os passos abaixo!

1. Lave os dois lados do disco com água

O fluxo da corrente vai retirar grande parte da poeira acumulada superficialmente, facilitando a lavagem. Certifique-se de que as sujeiras maiores foram levadas com a água para evitar arranhões no futuro.

2. Despeje um pouco de detergente no vinil ou mergulhe-o em uma mistura de água com detergente

Depois de aplicar o detergente, use um pano microfibra ou um pouco de algodão umedecido com água para espalhar o sabão por toda a superfície. Esfregue com movimentos suaves. Se houver concentrações específicas de poeira ou fungos, remova todos os resíduos para evitar o desenvolvimento de colônias cada vez maiores.

Se você tiver uma bacia ou um pote grande que caiba o disco, opte por uma mistura de água e detergente para mergulhá-lo. Você pode deixar o item descansando por alguns minutos antes de esfregar delicadamente com o pano ou o algodão para remover as sujeiras.

3. Remova o disco da bacia e tire o excesso de água

Após finalizar a higienização, retire o disco da mistura e passe na água novamente para remover todo o sabão. Tire o excesso de água com um pano liso e seco ou um pedaço de papel toalha com pequenas batidas. É importante não arrastar o disco com nenhum dos dois materiais para evitar danos. Deixe o vinil secar por duas horas em um lugar arejado e longe do sol, onde a água possa evaporar por completo.

4. Guarde o disco corretamente

Por fim, quando estiver completamente seco, guarde o disco na capa com a proteção de plástico interna. Assim, você protege duplamente o seu vinil. Cuide para não deixá-lo em lugares úmidos e mal arejados, mais propensos ao novo surgimento de fungos.

Cuidados com o disco de vinil

Para evitar casos mais drásticos, como o aparecimento de bolor e até a corrosão do vinil, higienize com frequência os discos. Tire a poeira com um pano microfibra na rotina de limpeza da casa, com cuidado para não arranhar o item.

Obs.: O processo de lavagem com água e detergente não deve ser realizado com frequência. O ideal é que o procedimento seja feito a cada 1 ano, para evitar o desgaste da oleosidade protetora do disco.

Matérias: Limpeza

Ver mais