Limpeza

Como limpar corrente de prata e de ouro

Para limpar correntes de prata e de ouro, uma boa dica é preparar uma solução de água + sabão de coco ou detergente + bicarbonato e deixá-las de molho por um tempo
Para limpar correntes de prata e de ouro, uma boa dica é preparar uma solução de água + sabão de coco ou detergente + bicarbonato e deixá-las de molho por um tempo

Apesar da maioria das joias de prata e de ouro possuírem uma resistência maior que as bijuterias comuns, é muito importante limpá-las de vez em quando, sabia? Afinal, o material também pode acabar escurecendo ao longo do tempo e perder a sua cor original devido ao processo de oxidação (mesmo que ele seja mais lento) ou simplesmente acabar sujando com a recorrência do uso. Pensando nisso, nós decidimos separar os principais truques caseiros de como limpar corrente de prata e de ouro com produtos que você provavelmente já tem na sua casa. Dá uma olhadinha!

Para limpar corrente de prata, use água e sabão de coco ou prepare uma solução de bicarbonato

Uma da maneiras mais simples de limpar uma corrente de prata escurecida é aquecer um pouco de água com lascas de sabão de coco em barra em um recipiente, sem deixar a mistura ferver, e mergulhar a corrente para deixá-la de molho por 15 minutinhos. Depois, você deve lavá-la com água corrente para tirar o excesso do sabão e secar a peça com um pano microfibra ou uma flanela macia.

Outro truque caseiro interessante que pode ser usado em correntes de prata é preparar uma solução de bicarbonato de sódio para limpeza. Nesse caso, tudo o que você precisa é de mais ou menos 1 litro de água, 3 colheres (sopa) de sal, 3 colheres (sopa) de bicarbonato e um pedaço pequeno de papel alumínio. Basta misturar a solução em um recipiente de metal ou de vidro, acrescentar o papel dentro da mistura e deixar a corrente de molho por alguns minutos. Depois, é só retirar a peça, lavar com água corrente e esfregar com a flanela ou com um pedaço de algodão para "polir" a peça.

Para limpar corrente de ouro, use detergente e bicarbonato de sódio

Sabia que usando apenas água morna e detergente é possível clarear uma corrente de ouro escurecida? Pois é! Basta umedecer um pano macio com a mistura e esfregar bem o metal até limpá-lo. Depois, faça o mesmo procedimento de lavar a peça em água corrente e secá-la com uma flanela limpa.

Além desse truque, você também pode apostar em uma mistura de detergente neutro com bicarbonato de sódio para resolver o problema. Nesse caso, prepare uma solução de 1 litro de água morna com detergente e deixe a peça de molho por 15 minutos. Em seguida, faça uma pastinha de bicarbonato com duas colheres (sopa) de água morna e uma colher (sopa) da substância, retire a joia da água e, com a ajuda de uma flanela ou de uma escova de dentes velha de cerdas macias, esfregue delicadamente a peça. Só tome bastante cuidado para não danificar o ouro! Por isso, lembre-se de esfregar com delicadeza.

Matérias: Limpeza

Ver mais