Limpeza

Como limpar cooktop de vidro sem arranhá-lo

Para limpar cooktop de vidro, a melhor dica é jogar bicarbonato de sódio, deixar agir por uns minutos e, depois, usar uma solução de água quente com detergente para esfregar o eletrodoméstico
Para limpar cooktop de vidro, a melhor dica é jogar bicarbonato de sódio, deixar agir por uns minutos e, depois, usar uma solução de água quente com detergente para esfregar o eletrodoméstico

Moderno, prático e mais compacto que o fogão comum, o cooktop é uma ótima alternativa para quem tem cozinha pequena, já que ocupa menos espaço, pode ser instalado direto na bancada e é bem fácil de limpar no dia a dia. No entanto, para evitar que o eletro fique com marcas, arranhões ou manchas de gordura a longo prazo, é muito importante usar os produtos de limpeza certos. Aqui, nós separamos dicas de como limpar cooktop de vidro tomando os devidos cuidados. Dá uma olhada!

Como limpar cooktop de vidro de forma correta?

Para realizar uma limpeza mais superficial do cooktop, basta usar uma esponja úmida com detergente neutro - algo que é indicado para tirar os respingos de comida após cozinhar. No entanto, para desinfetar e fazer uma lavagem mais caprichada, a nossa dica é recorrer a outros produtos - como o bicarbonato de sódio e o vinagre, que são capazes de tirar manchas e deixar o vidro bem limpo e brilhante. Confira as dicas que separamos:

1. Jogue bicarbonato de sódio por cima do cooktop

Para iniciar a limpeza do cooktop, você deve espalhar bicarbonato de sódio por toda a superfície de vidro e, então, deixar atuando por pelo menos 5 minutos. Esse produto ajuda a absorver sujeiras, remover manchas e deixa o material com um aspecto bem mais limpo.

2. Use uma solução de água quente com detergente neutro

Após polvilhar o bicarbonato no cooktop, prepare uma solução de água quente com detergente e agite um pouco para formar espuma. Borrife essa mistura no cooktop e, então, use uma esponja macia ou uma flanela para esfregar toda a extensão do eletrodoméstico - até mesmo a parte dos botões. No final, basta passar um pano seco para tirar os produtos.

3. Recorra à mistura de água com vinagre para remover manchas pontuais

Caso haja alguma mancha no cooktop que esteja mais difícil de sair, uma boa dica é misturar 250 ml de água com 3 colheres de sopa de vinagre. Agite levemente a solução e aplique pontualmente nos locais mais sujos. Esfregue com um pano macio e prontinho! Vale destacar que também existem produtos próprios para a limpeza de fogão/cooktop que têm efeito desengordurante e podem ser usados na lavagem. Fica por sua conta!

Obs.: Uma boa dica para conservar melhor o cooktop é fazer uma limpeza diária com água e detergente - o suficiente para tirar resquícios de comida e manchas de gordura presentes no vidro. Já as misturas com bicarbonato e vinagre servem para limpezas mais profundas do eletrodoméstico.

Matérias: Limpeza

Ver mais