Limpeza

Como limpar cobre para deixá-lo brilhando outra vez

Para limpar objetos de cobre (como maçanetas), o mais indicado é usar uma pasta de sal com vinagre e, depois, passar uma flanela ou lenço úmido
Para limpar objetos de cobre (como maçanetas), o mais indicado é usar uma pasta de sal com vinagre e, depois, passar uma flanela ou lenço úmido

Panelas, talheres, torneiras, joias, maçanetas… Existem diferentes utensílios domésticos e itens decorativos que podem ser feitos de cobre. Embora seja bem resistente, esse tipo de metal tende a ficar com umas manchas escuras com o passar do tempo (por conta da exposição ao oxigênio). Por isso, é muito importante saber como limpá-lo de forma correta - sem usar produtos abrasivos ou substâncias que possam corroer o metal. Aqui, nós separamos dicas de como limpar cobre usando apenas os produtos de limpeza certos. Confira!

Como limpar cobre de forma correta?

Para deixar os itens de cobre sempre brilhantes e livres de manchas é necessário recorrer a misturas com sal, vinagre, água e detergente - indicados para remover as manchas de oxidação do metal de forma segura. Confira as sugestões que separamos:

1. Use uma mistura de sal e vinagre

A principal dica para fazer uma boa limpeza em superfícies de cobre é preparar uma mistura com sal e vinagre nas mesmas proporções - essa combinação é desinfetante e consegue devolver o brilho ao metal de forma bem eficiente.

Para preparar, coloque 2 colheres de sopa de sal em um recipiente e, então, vá adicionando o vinagre aos poucos - mexendo com uma colher até formar uma pasta consistente. Em seguida, passe uma flanela, pano ou toalha na pasta e aplique diretamente na peça de cobre, esfregando com movimentos circulares. Tente focar melhor nos pontos mais manchados, ok? Você também pode usar uma escova de dentes velha para esfregar pontualmente as partes mais escuras e sem brilho do material. Lembre-se de fazer mais um pouco da pasta se necessário e use sempre escovas ou flanelas macias para realizar a limpeza.

Obs.: Caso a parte interna de uma panela de cobre esteja manchada, você pode colocar um pouco de água, vinagre e sal para ferver. Depois, apague o fogo e deixe essa solução por mais 30 minutos. Se necessário, use uma escova ou palha de aço para esfregar pontualmente os pontos mais sujos da panela e prontinho! Você também pode deixar garfos, colheres e facas de cobre dentro da panela durante esse processo para que eles fiquem bem limpos no final.

2. Lave com água e detergente

Após usar a pasta de sal e vinagre, o ideal é lavar o item de cobre normalmente com água e detergente neutro - o que se aplica principalmente aos utensílios de cozinha, como panelas, talheres, chaleiras, canecas etc. Já no caso de maçanetas e torneiras, você pode apenas passar um pano umedecido para tirar os produtos.

3. Seque bem com uma flanela e toalha limpa

Para finalizar a limpeza, basta enxaguar bem o item de cobre e se certificar de que ele está devidamente limpo, brilhante e sem manchas. Em seguida, use uma toalha ou flanela bem limpa para secar toda a superfície - assim, você evitar que o objeto fique com pontos úmidos. Bem simples, né?

Matérias: Limpeza

Ver mais