Limpeza

Como limpar chuveiro e se livrar de vez de entupimento na ducha

Com alguns cuidados, é possível limpar o chuveiro de maneira eficiente
Com alguns cuidados, é possível limpar o chuveiro de maneira eficiente

Você limpa o seu chuveiro quando vai fazer faxina no banheiro ou costuma ignorar essa parte por achar que é desnecessário? Se a sua resposta for a segunda, fica a dica: você está fazendo errado! Isso porque, além de acumular sujeira na área, você ainda pode causar entupimento nos furinhos por onde saem a água e comprometer a eficácia do aparelho - tomando o famoso "banho de gato", como dizem. 

Mas, calma: para te ajudar nessa missão, preparamos uma matéria especial com dicas para você cumprir essa tarefa sem dificuldades. Confira e aprenda os truques: 

1. Sujeira leve: é preciso fazer uma misturinha no borrifador 

Se o seu chuveiro estiver com pouca sujeira, você pode resolver o problema de maneira rápida e prática com a ajuda de um borrifador. Para isso, é só fazer uma misturinha de água com um pouco de cloro ou água sanitária, aplicar diretamente na parte do bocal que está mais suja, deixar agir por alguns minutinhos e, depois, ligar a água para que ela remova os resíduos dos produtos. Simples assim! 

2. Sujeira média: a misturinha é feita em uma sacola plástica 

Outra opção para limpar um chuveiro que está sujo, mas não tão entupido, é colocar uma sacola plástica com uma mistura de produtos amarrada no bocal. Nesta técnica, você pode usar a mesma mistura de água com cloro/água sanitária ou usar vinagre no lugar dos dois, como preferir. Depois, utilize uma fita ou barbante para amarrar a sacolinha no local e deixe ela por ali agindo por duas horas para que toda a sujeira seja dissolvida. Por último, assim como fez com o borrifador, é só ligar o chuveiro para que ele remova os resíduos.

3. Sujeira intensa: será preciso remover o bocal do chuveiro

Agora, se você perceber que o seu chuveiro está muito entupido e sujo, já adiantamos que as duas técnicas anteriores não serão suficientes: você vai precisar remover o bocal para fazer uma limpeza mais intensa e completa! E fica a dica: para retirar essa parte, é só apertar a lateral e fazer um pouco de força para baixo.

A limpeza, por sua vez, é feita da seguinte maneira: prepare a mesma mistura de água com água sanitária/cloro ou água com vinagre e coloque em uma bacia que seja de um tamanho em que caiba o bocal do chuveiro para que ele fique "de molho" por, mais ou menos, uma hora. Depois, quando o grosso da sujeira já tiver saído, esfregue bem os furinhos com a ajuda de uma escova de dentes velha - e, se houver necessidade, use uma agulha fina para desentupir um a um.

Matérias: Limpeza

Ver mais