Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Como limpar carteira de couro e impedir que ela fique encardida
Meu Lar 28/07/2020

Como limpar carteira de couro e impedir que ela fique encardida

Além de lavar as bolsas que você usa no dia a dia, também é necessário limpar a sua carteira de dinheiro com certa frequência, sabia? Afinal, esse item tende a ficar encardido com o tempo e pode acabar acumulando sujeiras dentro da bolsa. A boa notícia é que, usando os produtos de limpeza certos, você consegue eliminar (e evitar) manchas de encardido, preservando melhor a carteira. Para te ajudar, nós preparamos uma matéria falando sobre como limpar carteira de couro sem demandar muito esforço.

Antes de começar, você deve se lembrar de esvaziar completamente a carteira (tirar todos os cartões, documentos, moedas e notas de dinheiro) e, se possível, dar uma sacudida para tirar o excesso de poeira presente no forro interno. Confira as nossas dicas de limpeza de carteira de couro!

Para limpar carteira de couro, use uma esponja macia e um pouco de detergente neutro

A principal dica para remover manchas de encardido e limpar carteira de couro é usar uma esponja (ou flanela macia) levemente umedecida com um pouco de detergente neutro. Esfregue a parte externa da carteira com movimentos circulares e repita o procedimento até remover todas as manchas presentes no couro. Depois, é só passar um pano limpo para secar e prontinho!

Para evitar que surjam novos pontos encardidos na carteira, o ideal é passar uma flanela levemente umedecida pelo menos uma vez a cada 15 dias. Apenas lembre-se de secar o couro logo em seguida – assim, ele não corre o risco de apodrecer e ficar com aspecto desgastado a longo prazo.

Obs.: Nunca deixe a carteira secar no sol, pois os raios solares podem danificar e causar manchas no couro.

Passe aspirador de pó no forro interno da carteira de couro

Caso o forro interno da carteira seja feito de algum tipo de tecido (como camurça), outra sugestão interessante é passar um aspirador de pó para remover possíveis poeiras e ácaros que ficam impregnados no material. Basta usar um bocal menor do aspirador para remover as sujeiras que ficam escondidas nos cantinhos da carteira. Não tem erro!

Passe hidratante para couro

Além de fazer uma limpeza com detergente neutro, outra dica importante é passar um pouco de hidratante (ou produto específico para couro) para deixar carteira mais macia e brilhante. Após limpar bem o couro, basta usar uma flanela para passar o hidratante no couro e prontinho! Lembre-se: couro e água não se dão bem, então evite usar ao máximo o líquido na limpeza. Seguindo essas dicas, pode apostar que fica fácil preservar a carteira a longo prazo.