Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Como limpar caixa de gordura de diferentes tipos de material
Meu Lar 15/04/2020

Como limpar caixa de gordura de diferentes tipos de material

Usada para reter gorduras que possam entupir e comprometer as tubulações da casa que levam ao esgoto, a caixa de gordura é um item indispensável. Ela retém os óleos e sujeiras descartados na lavagem de louça e na hora do banho, por exemplo, cumprindo a função de “filtrar” a água. E, para que ela não entupa ou transborde, é importante realizar uma boa manutenção com certa frequência – assim, você remove a gordura e faz uma limpeza caprichada. Para te ajudar nessa missão, nós separamos ótimas dicas para limpar a caixa de gordura de forma segura e eficiente. Confira!

Fique atento para evitar que a caixa fique entupida

Para facilitar o processo de limpeza, o ponto mais importante é criar uma rotina de manutenção e ficar atento às tubulações da casa. Caso o escoamento da água esteja lento ou haja algum mau cheiro emanando das tubulações das pias, é bem provável que a caixa de gordura esteja entupida. Neste caso, é importante fazer uma limpeza imediata.

A nossa sugestão é montar um planning ou checklist de faxina para lavar a caixa de gordura com uma frequência específica. Quando se trata de restaurantes e estabelecimentos comerciais, por exemplo, o ideal é realizar a limpeza da caixa uma vez por mês. No caso de casas e apartamentos, por outro lado, é possível fazer a lavagem a cada 3 ou 6 meses.

Obs.: Vale destacar que a caixa de gordura pode ficar localizada na parte externa da casa ou instalada embaixo da pia de cozinha. É possível, inclusive, que haja mais de uma caixa por residência. Portanto, quando for realizar a manutenção, lembre-se de limpar todas as caixas, ok?

Comece removendo o excesso de gordura e coloque em um saco de lixo

A primeira coisa que você precisa fazer é abrir a tampa da caixa (é possível que seja necessário usar uma chave de fenda) e tirar a gordura acumulada na parte interna. Para isso, use luvas de proteção e, se necessário, uma máscara para filtrar o mau cheiro. Com a ajuda de uma pazinha (ou concha), remova toda a sujeira e coloque a gordura diretamente dentro de um saco de lixo para o descarte.

Lave o interior com esponja, detergente e água sanitária

Depois de tirar a gordura acumulada dentro da caixa, será necessário fazer uma lavagem caprichada, usando os produtos de limpeza certos. Uma boa dica é usar uma esponja com detergente (ou desengordurante) para esfregar bem a parte interna. Você também pode usar uma escova de lavagem para remover sujeiras mais difíceis. Em seguida, enxágue a parte interna e despeje um pouco de água sanitária para desinfetar bem a caixa. Bem simples, né?

Obs.: Antes de usar os produtos de limpeza, é muito importante que você retire bem todas as gorduras acumuladas com uma pazinha. Caso fique algum resto dentro da caixa, é possível que a gordura seja derretida pelo desengordurante e acabe escorrendo para a tubulação. Ou seja, certifique-se de que a gordura foi bem removida no início, ok?

Veja mais