Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Como limpar cadeira de escritório? As dicas infalíveis para deixá-la nova
Meu Lar 29/11/2019

Como limpar cadeira de escritório? As dicas infalíveis para deixá-la nova

Já parou pra pensar que você passa grande parte do seu dia sentado na cadeira do escritório? Aos poucos, esse assento vai acumulando sujeira, algumas manchinhas daquele café de semana passada, farelos de biscoitos e outras coisas mais nada desejáveis. Este é um daqueles objetos tão usuais que a gente vai esquecendo e deixando de limpar. Mas não faça isso! É essencial que você a limpe a sua cadeira de vez em quando. E se você se identificou com essa situação, não se preocupe: nós elaboramos um passo a passo com dicas incríveis para que a sua cadeira fique novinha em folha novamente! Confira!

Primeiro, livre-se do grosso

Antes de partir para qualquer tipo de limpeza pesada, tire as sujeiras mais aparentes! Todos os farelos, poeira e qualquer outro resíduo que esteja visível. Você pode fazer isso utilizando um aspirador de pó ou passando uma escovinha de limpeza. É bem simples: passe qualquer um dos dois por todo o tecido do estofado (principalmente nos lugares mais escondidos ou difíceis de alcançar) e prontinho!

Faça uma solução de água com detergente para limpar as partes externas

Agora que a sua cadeira já está minimamente limpa, misture um pouco de água com detergente em um balde e umedeça um pano seco nessa mistura. Só tome cuidado para não molhar demais! O que você precisa é de um pano levemente umedecido, não encharcado. Por fim, passe-o pelo apoio de braço – para retirar as gorduras -, pelas pernas e também pelos pés da cadeira (as rodinhas). Depois, basta finalizar com uma flanela seca para retirar a umidade.

Dica bônus: o ideal é fazer o uso de um detergente neutro para que o objeto não seja danificado ou manche, ok?

Para limpar o estofado e tirar possíveis manchas, utilize vinagre e bicarbonato de sódio

O lugar que você senta precisa de cuidados especiais, afinal ele sim é o seu verdadeiro apoio! Por isso, para limpar a poltrona, utilize a clássica combinação de água, bicarbonato de sódio, vinagre (de preferência, o de vinho branco). Esses três ingredientes, quando combinados, são infalíveis na hora limpeza!

Lide primeiro com as manchas

Para tirar uma mancha de café, por exemplo, vá até a copa, pegue uma pedrinha de gelo e aplique-a sobre a região manchada da cadeira. O gelo irá diluir as partículas de café (ainda mais se for proveniente de um acidente que aconteceu há tempos). Depois, aplique um pouco de bicarbonato com água e deixe agir por pelo menos 5 minutos. Em seguida, umedeça o local e tire o excesso da mistura.

Obs.: Você também pode utilizar um tira manchas (sem cloro) se preferir. É uma opção mais prática e muito eficiente!

Parta para a limpeza profunda

Para finalmente ver a sua cadeira novinha em folha novamente, coloque a solução de vinagre, bicarbonato de sódio e água em um borrifador e borrife por toda a extensão do estofado. Pegue a mesma escova de limpeza que você utilizou para retirar a sujeira superficial, limpe-a (não deixe de fazer essa etapa, senão você perderá todo o processo!) e a esfregue ao longo do tecido. Com um pano úmido, tire os resíduos das substâncias e, em seguida, passe uma flanela seca para garantir que você retirou toda a solução (isso é muito importante).

Por fim, deixe a cadeira no sol para que ela fique completamente seca. Este passo é fundamental, pois os tecidos ficam facilmente mofados se permanecerem úmidos.

Veja mais