Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Como limpar cabeceira da cama
Meu Lar 14/04/2021

Como limpar cabeceira da cama

A cama é a parte da casa onde ficamos por mais tempo na vida: é estimado que, no tempo de vida médio do brasileiro, que é de 71,3 anos, passamos 24 deles dormindo! Por isso, é importantíssimo que o ambiente esteja sempre muito limpo e arrumado, e não só com lençóis e fronhas, já que outros tipos de material também acumulam fungos e bactérias. Pensando nisso, separamos dicas de como limpar cabeceira da cama e, assim, manter o seu sono seguro e livre de alergias. Dá uma olhada!

Para limpar cabeceiras estofadas, use a mistura de vinagre + bicarbonato de sódio

A combinação de vinagre com bicarbonato é uma velha conhecida para a limpeza de diversas superfícies – e com a cabeceira da cama estofada não é diferente. Misture um pouco de vinagre branco, bicarbonato de sódio e água e aplique na no local com um pano limpo ou com uma escova de cerdas macias. Deixe secar naturalmente, sem a necessidade de remover a solução.

Cabeceiras de camurça: água e sabão neutro

A camurça é um tecido sensível e por isso, o vinagre branco pode não ser a melhor opção para a limpeza de cabeceiras feitas desse material. Nesse caso, o mais indicado é passar um pano de tecido delicado, como a microfibra, utilizando apenas água e sabão neutro. Remova o sabão com outro pano umedecido em água e deixe secar naturalmente.

Pano seco e lustra móveis é suficiente para cabeceira de madeira

Nas cabeceiras de madeira, diferentemente das anteriores, a água pode ser muito prejudicial, pois pode mofar e estufar o material, deteriorando a cabeceira. Se esse for o seu caso, você pode limpar a cabeceira de forma prática usando um pano seco ou no máximo um lustra móveis à base de óleo, que dará um aspecto limpo sem prejudicar a madeira.

Cabeceiras de couro precisam ser hidratadas

Se a cabeceira de sua cama é feita de couro, ela precisa de cuidados especiais na hora da limpeza. A mistura de muita pouca água e sabão neutro é válida aqui, mas o tecido de couro é um pouco mais delicado e precisa ser hidratado com frequência, ou pode esgarçar e até mesmo rasgar com o passar do tempo. A dica é hidratá-lo com um produto específico para couro de três em três meses, após a limpeza.

Para a limpeza a seco use aspirador de pó e espanador

Você também pode tentar uma limpeza a seco para qualquer tipo de cabeceira da cama. O espanador promove uma limpeza suave, removendo a poeira e as sujidades mais superficiais e sem exigir muito esforço. Mas se a sua intenção é fazer uma faxina completa na cama toda (incluindo o colchão!), você pode utilizar o bom e velho aspirador de pó. Use um bico mais pontudo para limpar até mesmo os cantinhos mais escondidos, principalmente de estofados, que acumulam poeira entre as costuras.