Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Como limpar bijuterias e impedir que elas fiquem escurecidas
Meu Lar 03/04/2020

Como limpar bijuterias e impedir que elas fiquem escurecidas

Após muito tempo de uso, é normal que as bijuterias percam brilho e comecem a ficar escurecidas. Mas você sabia que é possível reverter esse problema com a ajuda de alguns produtos? Para te ajudar a preservar os brincos, anéis, pulseiras e colares do seu kit de bijus, nós separamos algumas dicas infalíveis – tanto de limpeza quanto de armazenamento. Confira!

Use uma solução de detergente, vinagre e bicarbonato de sódio

Para limpar as bijuterias de forma eficiente, a nossa dica é deixar os itens de molho em uma solução específica. Em uma bacia ou tigela, coloque 1 litro de água, ½ copo de vinagre branco, 2 colheres de sopa de detergente e 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio. Em seguida, coloque as bijuterias e deixe de molho por cerca de 15 minutos. Depois, use uma escova de dentes velha para esfregar, enxágue para remover os produtos e prontinho! Para garantir que as bijuterias fiquem bem secas, recorra ao secador de cabelo em uma temperatura média e, depois, é só guardar.

Recorra à solução de água com sabão em pó

Outra dica interessante é preparar uma solução de água com sabão em pó para limpar bem as bijuterias. Encha uma tigela com água, coloque os colares, pulseiras, anéis e brincos, adicione 1 colher de sopa de sabão em pó e mexa com as mãos (esfregando de leve as bijuterias). Deixe os itens de molho por 12 horas (o ideal é deixar pernoitar) e, depois, é só tirar os itens e secar com um pano.

A sujeira tende a ficar toda na água e as bijus voltam a fica brilhantes. Interessante, né? Antes de guardar, você pode usar um secador na temperatura média para garantir que todos os itens fiquem bem secos. Assim, não corre o risco de surgirem manchas de mofos a longo prazo.

Obs.: Vale destacar que, quanto antes você fizer a limpeza das bijuterias, mais fácil será de remover as manchas escurecidas. Por isso, a nossa dica é fazer uma limpeza frequente dos seus itens – tomando cuidado para que as bijuterias não fiquem sujas demais com o tempo.

Guarde as bijuterias separadamente, em um local seco e arejado

Para evitar que as bijuterias fiquem sujas, emboladas ou escuras com o tempo, é muito importante tomar cuidado com o modo de armazenamento. A nossa sugestão é separar as bijus e, então, guardá-las em sacos de pano ou caixas forradas de tecido – assim, você evita que os itens fiquem arranhados.

Além disso, você pode colocar saquinhos de silica, que atraem a umidade e protegem as bijuterias a longo prazo. Caso você prefira armazená-las dentro de um armário, coloque um produto antimofo e certifique-se de que elas não ficarão emaranhadas. Tomando esses cuidados, fica mais fácil conservá-las.