Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Como limpar banco de carro de tecido, couro ou material sintético
Meu Lar 14/08/2020

Como limpar banco de carro de tecido, couro ou material sintético

Lavar o carro por completo (tanto a parte interna quanto externa) requer planejamento e alguns cuidados – afinal, é necessário usar os produtos de limpeza certos e lembrar de higienizar itens específicos (como os retrovisores, o painel e o estofamento).

Quando se trata de limpar os bancos, você deve começar removendo as poeiras e ácaros e, em seguida, partir para uma lavagem caprichada. Mas, para que você não cometa erros bobos, uma dica importante é atentar ao tipo de material do estofamento – o couro, por exemplo, não pode entrar em contato com uma quantidade grande de água. Para te ajudar, nós separamos dicas de como limpar banco de carro de tecido, couro ou material sintético de forma eficiente. Confira!

Como limpar banco de carro de diferentes materiais?

Para remover todas as poeiras, fiapos, cabelos e até mesmo ácaros do banco do carro (principalmente caso o estofamento seja de tecido), a nossa sugestão é recorrer ao aspirador de pó. Assim, você consegue tirar bem as sujeiras que ficam impregnadas nos cantos/interseções dos bancos. Bem simples, né? Depois dessa primeira etapa, faça uma lavagem com os produtos indicados para o material do estofamento. Confira as sugestões que separamos:

Banco de carro de tecido

Caso o banco do seu carro seja de tecido, a melhor dica é preparar uma solução caseira de 1 litro de água, ½ xícara de vinagre branco, ½ xícara de álcool, 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio e 1 colher de sopa de amaciante. Misture tudo em um recipiente e transfira a solução para um borrifador. Em seguida, vá espirrando por toda a superfície do banco e use uma escova para esfregar. A melhor parte dessa solução caseira é que, além de desinfetar bem o estofamento, ela deixa um cheirinho agradável.

Banco de carro de couro

Para lavar banco de carro de couro, é importante tomar cuidado com os produtos utilizados. Para não danificar ou manchar o estofamento, o ideal é usar uma esponja macia levemente umedecida com um pouco de detergente neutro. Esfregue suavemente o estofamento e, em seguida, passe uma flanela seca e macia. Para preservar bem o banco de couro, outra dica interessante é passar um hidratante específico para o material pelo menos uma vez por mês. Assim, o estofamento fica sempre bonito e brilhante!

Banco de carro de material sintético

O estofamento de material sintético, assim como o couro, deve ser lavado preferencialmente com pouca água e produtos pouco corrosivos. Por isso, a nossa dica é também usar uma esponja macia e úmida com um pouco de detergente (ou sabão) neutro. Esfregue bem todo o banco e, no final, é só secar com uma flanela limpa. Caso haja alguma sujeira impregnada ou mancha difícil de tirar, faça uma mistura de vinagre branco com bicarbonato de sódio e aplique diretamente no local. Esfregue com uma escova e, depois, passe um pano para tirar o produto. Prontinho!