Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Meu Lar 18/09/2020

Como limpar aparelho móvel corretamente

Cuidar da saúde bucal vai muito além de escovar os dentes todos os dias, sabia? Quem usa aparelho móvel, por exemplo, precisa ter bastante cuidado com a limpeza e manutenção do item – afinal, o aparelho costuma acumular restos de comida e bactérias que podem causar mau hálito (ou até mesmo algumas doenças). Para te ajudar a ter uma melhor higiene bucal, nós separamos dicas de como limpar aparelho móvel corretamente. Confira!

Como limpar aparelho móvel no dia a dia?

Para fazer a limpeza diária desse tipo de aparelho ortodôntico, a principal dica é usar a própria escova de dentes com um pouco de creme dental. Esfregue bem toda a estrutura (a parte interna, externa e o metal) para eliminar possíveis bactérias e restos de comida. Caso você tenha o hábito de usar o aparelho móvel apenas durante a noite, uma dica importante é lavá-lo da mesma forma pela manhã (antes de colocá-lo de volta na caixinha) ou pelo menos passar uma água. Assim, você evita que ele acumule microrganismos ou fique com manchas amareladas.

Como limpar aparelho ortodôntico móvel de forma caprichada?

Além de fazer a limpeza simples do aparelho móvel no dia a dia, também é importante realizar uma higiene mais caprichada uma vez por semana ou a cada 15 dias. Para isso, existem algumas alternativas bem eficientes:

Faça uma solução com bicarbonato de sódio

Para eliminar todos os microrganismos e tirar o cheiro de saliva do aparelho móvel, a principal dica é apostar no bicarbonato de sódio – ingrediente que tem forte ação antisséptica, combatendo o crescimento bacteriano. Pegue uma tigela pequena, encha com água da torneira, adicione 1 colher de sopa rasa de bicarbonato de sódio e misture levemente com uma colher. Em seguida, deixe o aparelho submerso na mistura por 30 minutos e, depois, enxágue na água corrente. Bem simples, né?

Use um pouco de enxaguante bucal

Em vez de usar o bicarbonato de sódio, você também pode recorrer a um enxaguante bucal com propriedades bactericidas. Basta diluir um pouco do produto em um recipiente com água e, então, deixar o aparelho ortodôntico de molho por pelo menos 20 minutos. Depois, enxágue na água corrente e prontinho! É muito importante que você se lembre de passar uma água fria no aparelho ao fim do processo – assim, você evita que resquícios do enxaguante bucal fiquem na estrutura e acabem desgastando-a a longo prazo.

Obs.: algumas pessoas também têm o costume de fazer uma solução de água com água oxigenada para tirar as manchas e bactérias do aparelho. Essa dica também dá supercerto e você pode colocar em prática!