Limpeza

Como limpar aliança e fazê-la durar por mais tempo

Para limpar aliança (e outros tipos de joias) uma boa dica é deixá-la submersa em uma mistura de água morna e detergente
Para limpar aliança (e outros tipos de joias) uma boa dica é deixá-la submersa em uma mistura de água morna e detergente

Aliança é uma das maiores representações do amor de um casal, e por isso é essencial que esse bem tão precioso seja cuidado com carinho. Afinal, é comum que com o tempo o anel comece a dar uma leve escurecida - em outras palavras, sofra com a oxidação. Quer aprender como limpar aliança de prata ou de ouro e deixá-la sempre novinha em folha? Então se liga nas nossas dicas!

Água morna e detergente

A primeira dica é supersimples, já que conta apenas com morna e detergente para limpar a aliança. Para isso, aqueça a água até ela quase ferver e coloque o líquido em um recipiente pequeno. Misture um pouco de detergente até fazer espuma e, em seguida, deixe o anel de molho até a água começar a esfriar. Depois desse período, pegue uma escova de cerdas macias e esfregue a sua aliança com cuidado. Caso a sujeira não saia por completo repita o processo algumas vezes até ficar satisfeito com o resultado. Aliás, essa dica também vale para outros tipos de joias de prata ou ouro que ficaram escurecidas. Legal, né?

Pasta de dente e bicarbonato de sódio

Para fazer a limpeza com bicarbonato de sódio a dica é apostar em outra solução caseira. Aqui, misture 1 colher pequena de bicarbonato de sódio com 2 colheres do mesmo tamanho de pasta de dente. A combinação do flúor com o bicarbonato será perfeita para limpar a aliança, especialmente a de prata! Passe essa mistura na aliança e esfregue cuidadosamente (para evitar riscos) com uma escova de dentes velha até a sujeira sair. Depois, é só lavar em água corrente e prontinho!

Dica: O bicarbonato de sódio também pode ser usado para dar polimento à aliança. Para isso, dissolva 1 colher de bicarbonato em um copo de 250 ml e deixe a aliança submersa por aproximadamente 20 minutos. Ao retirar, é só secá-la com a ajuda de uma flanela limpa.

Faça uma limpeza diária para evitar a oxidação

O suor da nossa pele é o grande responsável por fazer a aliança escurecer, seja ela de ouro ou de prata. Por isso, para evitar que o anel precise de uma limpeza mais pesada, vale a pena fazer uma diária. Neste caso, não tem mistério: basta retirar a joia uma vez ao dia e limpá-la com uma flanela seca, retirando o óleo natural do nosso corpo que fica preso nela. Evite usar produtos de limpeza com muita frequência para que a aliança não sofra com possíveis riscados.

Cuidado com produtos abrasivos

Além disso, para garantir a durabilidade da sua aliança não se esqueça de fugir de produtos abrasivos, como água sanitária e acetona. Na dúvida, sempre que for entrar em contato com algum produto que não seja sabão ou detergente retire o anel e, quando o serviço estiver terminado, coloque-a de volta. Seguindo essas dicas você vai perceber como a sua aliança pode durar uma vida toda!

Matérias: Limpeza

Ver mais