Pets

Como limpar a caixa de areia dos gatos

Troque a areia da caixa sanitária do gato uma vez por semana ou a cada 15 dias
Troque a areia da caixa sanitária do gato uma vez por semana ou a cada 15 dias

Se você tem pet (seja gato ou cachorro) sabe como é trabalhoso deixar a casa sempre limpa, organizada e ainda ter que lidar com os cuidados básicos que o bichinho demanda. A verdade é que todo o esforço recompensa no fim - mas, mesmo assim, são inúmeras as tarefas diárias: colocar comida, água, dar atenção e, no caso de quem tem gato, é muito importante atentar aos cuidados com a caixa de areia. Afinal, é nela que o seu pet vai fazer as necessidades diárias e, justamente por isso, é importante que ela esteja sempre limpa. Muitos gatos, inclusive, fazem as necessidades em outros lugares da casa quando a caixinha fica suja, sabia? Para te ajudar nesse assunto, nós preparamos um passo a passo bem simples de como limpar a caixa de areia dos gatos. Confira!

É necessário tirar as fezes com uma pazinha

A primeira coisa que você precisa saber é que a caixa de areia precisa ser limpa superficialmente ao menos uma vez por dia (e, dependendo do caso, até mesmo duas). Basta usar uma pazinha para remover as fezes e a parte da areia em que elas tocaram. A boa notícia é que existe uma pá cheia de furinhos que é própria para isso - ela consegue coletar melhor os resíduos sólidos e deixar o resto da areia. Lembre-se que, caso você esqueça de tirar as fezes no dia a dia, é possível que o pet se recuse a usar a caixinha e acabe fazendo as necessidades em locais indevidos

Quantas vezes eu troco a areia?

Além de remover as fezes com frequência, também é necessário trocar toda a areia da caixa uma vez por semana ou a cada 15 dias. O que muitos donos fazem é fazer uma separação diária da areia que precisa ser descartada (isto é, aquela que está contamina com o xixi e com as fezes daquela que ainda está limpa). Você pode usar uma pá para fazer essa separação de forma mais detalhada.

No fim da semana, de preferência, o ideal é que você remova toda a areia, lave bem a caixa sanitária e, depois, coloque uma areia totalmente nova. Não tem muito mistério!

Lembre-se de lavar a caixa sanitária uma vez por semana ou a cada 15 dias

O processo de lavagem da caixa sanitária também é muito importante, ok? Neste caso, uma boa dica é deixar a caixa de molho em uma solução de água com bicarbonato de sódio e, depois, lavar com uma esponja e detergente neutro. Tente evitar produtos que deixem um cheiro muito forte, pois isso pode irritar o olfato do pet e, dependendo, até causar alergias. Seguindo essas dicas, não tem erro!

Matérias: Pets

Ver mais