Lavanderia

Como lavo o cobertor? A cada quantos dias preciso trocá-lo? Saiba tudo sobre essa peça essencial no inverno

É importante deixar os cobertores ao sol por algumas horas antes da lavagem
É importante deixar os cobertores ao sol por algumas horas antes da lavagem

Chega o inverno e você já começa a tirar o cobertor do armário. Mas aí percebe que ele está com um cheiro de guardado há muito tempo e não sabe exatamente como lavar. E agora? A gente te ajuda! Aqui você vai encontrar tudo sobre esse item tão importante para os dias frios e, principalmente, como mantê-lo sempre limpinho e cheiroso.

1. Lave o cobertor a cada 3 meses

Roupas de cama, de uma forma geral, precisam ser trocadas a cada semana - isso vale para lençóis, fronhas e cobertores. Já o cobertor entra na mesma categoria do edredom, o que significa que precisa ser lavado a cada três meses. Mas é claro que, se a última vez que ele viu uma máquina foi no verão e você só o tirou do armário no inverno, será preciso fazer uma limpeza antes passar a utilizá-lo outra vez. A boa notícia é que isso é bem fácil, basta tomar os cuidados certos!

2. Deixe seu cobertor ao sol antes da lavagem

Essa dica é fundamental para que os ácaros não se proliferem e evita o cheiro ruim mesmo após o cobertor ir para a máquina. Deixe-o ao sol, pegando um ar por algumas horas, até que o cheiro forte já tenha ido embora. Logo após, coloque na máquina.

3. Lave seus cobertores com água fria

A água fria é menos agressiva com o cobertor e não prejudica o tecido, além de ser mais propícia para eliminar os fungos e ácaros, que gostam de calor. Por isso, na hora de colocar na máquina de lavar, não esqueça de ajustar a temperatura da água.

4. Faça um teste de cores

Isso é muito importante se você tiver cobertores de cores diferentes e fortes. Se colocar todos na máquina sem testar pode acabar fazendo com que eles manchem uns aos outros, pois alguns podem soltar tinta. Para evitar esse problema, molhe uma ponta do cobertor e coloque em uma toalha de papel. Se a toalha manchar, é melhor lavá-lo na mão, ou colocá-lo na máquina sozinho.

5. Acomode o cobertor de maneira uniforme na lavadora

O cobertor é uma peça grande e colocá-lo na máquina de qualquer jeito pode fazer com que ele não saia bem lavado. Tente acomodar bem o cobertor, de uma maneira uniforme, sem deixar a peça amarrotada ou enrolada.

6. Use sabão líquido

Por serem muito grandes, cobertores não se dão muito bem com sabão em pó. Não raro eles saem manchados com placas do produto acumuladas, o que por tabela faz com que eles não sejam bem lavados. O sabão líquido se dissolve rapidamente envolvendo todo o cobertor e garantindo uma limpeza mais eficaz. Por isso, opte sempre por ele na hora de colocar o cobertor na máquina.

7. Saiba quando guardar o cobertor no armário

Acabou de secar no varal e já quer guardar o cobertor no armário? Nada disso! É importante que, para evitar ácaros e fungos, você deixe o cobertor pegar sol e ar por um bom tempo. Como é uma peça pesada, a umidade pode estar ali e você nem perceba! Deixe-o algumas horas livre antes de guardar no armário novamente.

8. Durante o uso, deixe o cobertor ao sol 1 vez por semana

Por fim, a dica de ouro para evitar a proliferação dos ácaros: se for usar o cobertor durante toda uma estação - que dura justamente os 3 meses necessários para a lavagem da peça - deixe-o pegar sol ao menos 1 vez por semana. Com isso, você poderá usá-lo todas as noites sem medo da alergia atacar!

Matérias: Lavanderia

Ver mais