Lavanderia

Como lavar vestido de festa em casa sem estragá-lo

Depois de lavar vestido de festa (sempre à mão e com sabão neutro), é importante deixá-lo secar bem antes de guardar
Depois de lavar vestido de festa (sempre à mão e com sabão neutro), é importante deixá-lo secar bem antes de guardar

Depois de usar algum vestido de festa, terno ou traje mais arrumado (geralmente de tecido mais delicado), é superimportante tomar os devidos cuidados para lavar a roupa corretamente. É bem possível, por exemplo, que a bainha de um vestido longo fique suja por conta do contato com o piso. Por isso, é necessário usar os produtos de limpeza certos - e ter atenção durante a lavagem - para evitar que a peça fique manchada. Para te ajudar nessa missão, nós separamos dicas de como lavar vestido de festa em casa sem correr o risco de danificar o tecido. Confira!

Como lavar vestido de festa em casa sem cometer erros?

Antes de tudo, é importante destacar que roupas delicadas (de seda, paetê, bordadas etc.) devem ser preferencialmente sempre lavadas à mão. Os vestidos de festa, de uma forma geral, costumam entrar nessa categoria e, por isso, não devem ser lavados na máquina, ok? Aqui, nós separamos um passo a passo para fazer a lavagem de forma correta:

1. Coloque o vestido em um tanque com água e sabão neutro

Para começar, é necessário tirar o grosso da sujeira impregnada no tecido. Para isso, encha um tanque (ou uma bacia grande) com água fria e coloque um pouco de sabão neutro (líquido ou em pó). Agite levemente para espalhar o produto. Em seguida, mergulhe todo o vestido na água e esfregue com a mão, sem fazer muita força, para soltar as sujeiras. Caso a bainha do vestido esteja muito suja, você pode usar uma escova de cerdas macias para esfregar pontualmente.

É importante destacar que, caso o vestido seja todo de patê, não é indicado esfregar o tecido. Nesse caso, apenas mergulhe a peça na água com sabão, agite com a mão de um lado para o outro e deixe de molho por uns 5 minutos. Depois é só enxaguar.

2. Troque a água e repita o procedimento de lavagem

Agora que você já tirou o grosso da sujeira, o ideal é dar uma leve enxaguada no tecido e repetir o procedimento. Encha novamente o tanque (ou a bacia), coloque mais um pouco de sabão e esfregue o vestido novamente.

Obs.: Caso haja alguma mancha mais difícil de tirar, é possível recorrer a um produto tira manchas específico - que deve ser aplicado pontualmente no local sujo. Apenas lembre-se de conferir a etiqueta do vestido para garantir que o produto realmente pode ser usado.

3. Enxágue bem o tecido para tirar todo o produto

Após lavar bem o vestido - e garantir que ele está sem nenhuma mancha -, chegou a hora de enxaguar. Aqui, é importante caprichar bem para tirar completamente o produto, ok? Por isso, lembre-se de passar água quantas vezes forem necessárias.

4. Dobre o vestido e aperte suavemente para tirar o excesso de água

Depois de garantir que o vestido está bem enxaguado (sem nenhum resquício de sabão), você deve tirar o excesso de água. Para isso, dobre a peça como se fosse guardá-la, apoie no tanque e aperte para sair o excesso de água. Depois, abra o tecido, sacuda um pouco, dobre novamente e repita o processo. É importante que você nunca torça o tecido ou sacuda a peça com muita força, ok?

Obs.: Se julgar necessário, você também pode usar uma toalha de banho para tirar o excesso de água do vestido sem correr o risco de danificá-lo.

5. Pendure o vestido em um cabide e deixe secar em um local arejado

Para finalizar, basta pendurar o vestido em um cabide - de modo que o tecido fique bem esticado - e deixá-lo em um local bem arejado, preferencialmente no sol. Por se tratar de uma roupa mais delicada, é importante que você não recorra à máquina secadora - deixe o tecido secar naturalmente e, quando estiver completamente seco, é só guardar. Prontinho!

Matérias: Lavanderia

Ver mais