Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Cuide Bem 27/11/2020

Como lavar terno em casa em 6 passos

O terno é uma das peças mais sofisticadas e caras do guarda-roupa masculino. Justamente por isso, é comum que surjam dúvidas em relação aos cuidados para evitar danos ao tecido e, assim, garantir a durabilidade da roupa. A lavagem, por exemplo, é a principal delas. Afinal, como lavar terno do jeito certo? É possível fazer isso em casa? Pensando em esclarecer essas e outras dúvidas, nós reunimos algumas dicas de como lavar um terno em casa. Veja só!

A lavagem do terno não deve ser feita com muita frequência

Quando se trata de ternos, você já deve saber que as peças possuem tecidos complexos e extremamente delicados, certo? Por esse motivo, é importante ter em mente que a frequência de lavagem deve respeitar um intervalo. Caso contrário, a peça tende a danificar e deformar as fibras, especialmente em partes mais “duras”, como as ombreiras e o colarinho. Sendo assim, antes de decidir lavar terno em casa, existem algumas medidas simples que podem limpá-lo superficialmente e garantir uma boa aparência. Tentar remover as pequenas sujeirinhas com um pano limpo e umedecido, por exemplo, é a primeira entre elas. Além disso, depois de usar o terno, é importante guardá-lo em um local arejado.

Como lavar terno em casa: passo a passo

Se você optar por lavar o terno em casa, saiba que o primeiro passo é identificar o tipo de tecido da peça, já que isso pode influenciar diretamente na lavagem. No caso dos ternos de lã, por exemplo, o mais indicado é que o processo seja feito à mão e nunca na máquina de lavar. Na dúvida, vale consultar sempre a etiqueta da roupa para se certificar das orientações de lavagem do fabricante. Depois isso, é hora de seguir o passo a passo:

Passo 1: Encha um balde com água fria, coloque o sabão e mergulhe as peças na solução;

Passo 2: Deixe o terno de molho por cerca de trinta minutos;

Passo 3: Use a escova macia para limpar as áreas manchadas ou que estiverem mais sujas, especialmente partes como o colarinho, a região das axilas, os pulsos e as barras da calça;

Passo 4: Enxágue com água fria para remover o sabão;

Passo 5: Deixe o terno de molho novamente por alguns minutos em uma nova mistura de água com amaciante;

Passo 6: Por fim, retire o excesso de água com as mãos, apertando delicadamente a peça. Para secar, coloque-o em ambiente arejado e com sombra.

Os cuidados com o terno após a lavagem

Depois de descobrir como lavar terno em casa, você deve estar se perguntando os cuidados necessários na hora de secar e passar a peça, certo? Antes de mais nada, é importante ter em mente que a secagem da peça não deve ser feita diretamente no varal. Para secar o terno sem causar danos ao seu tecido, o ideal é colocar cada uma das peças em um cabide próprio para só depois pendurá-las, evitando as marcas indesejadas de pregador. Além disso, é necessário evitar a exposição direta ao sol para não ressecar ou desbotar o terno.

Já na hora de passar o terno, a recomendação de olhar a etiqueta da peça segue valendo. Dessa forma, é possível conferir a temperatura ideal para o ferro de passar. Nesse caso, vale passar o terno do lado avesso e com um auxílio de um pano limpo sobre a roupa para evitar o contato direto com o ferro de passar.