Lavanderia

Como lavar tapete peludo mantendo a peça como nova

Como lavar tapete peludo: escova para tanque é peça fundamental para o processo
Como lavar tapete peludo: escova para tanque é peça fundamental para o processo

Chegou a hora de aprender como lavar tapete peludo! Para quem gosta de decoração e de manter a casa bem arrumada, este é um procedimento bem importante durante a faxina. A limpeza do carpete faz parte da higiene ambiental e dá um toque especial ao espaço, ainda mais se for feita com os produtos de lavanderia da Qualitá! Por isso, separamos algumas dicas para você acertar como limpar tapete felpudo e manter a vida útil da peça por mais tempo.

Como lavar tapete peludo à mão

Se o tapete felpudo está com alguma mancha mais difícil de sair, lavar à mão é a melhor maneira de se livrar dela! Portanto, veja o passo a passo de como lavar um tapete peludo em casa e sem dor de cabeça:

1. Solução de bicarbonato de sódio e vinagre auxiliam na remoção de manchas

A dupla imbatível ataca novamente! A solução de Bicarbonato de Sódio Qualitá com o Vinagre de Vinho Branco Qualitá é aquela mistura que facilita a higienização de peças na lavanderia. Em um copo, misture 1 colher de sopa de bicarbonato e 3 colheres de sopa de vinagre - ou o suficiente para atingir uma textura pastosa. Em seguida, basta molhar o tapete felpudo com um borrifador ou um balde e cobrir a(s) mancha(s) com a solução. Aguarde uns 15 minutos até secar e remova os produtos com um pano seco.

2. Produto para lavar tapete peludo: aposte em detergente neutro e amaciante

Agora sim, hora da lavagem! Prepare uma solução de água e Detergente Transparente Qualitá para lavar o tapete felpudo. Use a Escova para Tanque Qualitá e esfregue os fios em uma única direção para evitar danos. Enxágue completamente. Depois, prepare uma solução de água com Amaciante Qualitá (1 tampa a cada 1L de água) e esfregue novamente. Enxágue novamente e deixe a água escorrer.

Obs.: evite usar vassoura ou rodo para escorrer a água, pois eles podem danificar os fios. Se necessário, de preferência por uma vassoura de cerdas macias que esteja limpa e faça movimentos suaves.

3. Deixe o item secar naturalmente na sombra

Para a secagem, evite sol para manter a qualidade dos pelos do carpete. Opte por deixar o tapete estendido na sombra e em um ambiente bem ventilado. Se possível, deixe-o inclinado para finalizar o escorrimento da água enquanto seca. E prontinho!

Como lavar o tapete peludo na máquina

É o fim da dúvida se pode lavar tapete felpudo na máquina ou não! A resposta é sim e o processo é bem simples. Em apenas alguns passos, você garante a higienização do tapete peludo e mantém a integridade das fibras do carpete. Dá uma olhada:

1. Use aspirador para acertar como limpar tapete felpudo

Antes de levar o tapete felpudo para lavar, é importante tirar o máximo de sujeiras possíveis da peça. Quanto mais poeira e outros materiais acumulados, mais difícil é o processo de lavagem do carpete. Por isso, use um aspirador de pó para remover a sujeira mais superficial ou simplesmente sacuda bem o item. Esta é a melhor maneira de como tirar sujeira de tapete peludo e também é uma boa dica se você quer manter a vida útil da sua máquina sem o acúmulo de pedrinhas e cascalhos.

2. Bata tapete peludo na máquina de lavar

Com o Lava Roupas Líquido Tripla Ação Qualitá e o Amaciante Qualitá fica fácil lavar tapete felpudo na máquina! Adicione a quantidade certa de produto no eletrodoméstico e programe a lavagem para volume alto de água e velocidade intermediária. Além de acertar como se lava tapete peludo, você aproveita o cheirinho especial da linha de produtos de lavanderia da Qualitá. Tudo de bom!

3. Deixe a peça secar naturalmente na sombra

Assim como na lavagem à mão, o ideal é evitar deixar o carpete no sol. Deixe o item secar na sombra, em local bem ventilado e mais inclinado para facilitar o escoamento da água. Agora você já sabe como lavar o tapete peludo, né?

Dica bônus: veja como desembaraçar tapete peludo

Para garantir a maciez, escove as cerdas do tapete para desembaraçar os fios. O procedimento pode ser feito logo após a lavagem, ainda molhado, ou depois de secar. Não repita o processo muitas vezes nem use muita força para evitar a perda dos fios na escovação.

Matérias: Lavanderia

Ver mais