Lavanderia

Como lavar sutiã sem danificar: 6 dicas práticas

O ideal é lavar os sutiãs à mão com sabão neutro ou líquido para roupas delicadas
O ideal é lavar os sutiãs à mão com sabão neutro ou líquido para roupas delicadas

Você sabe como lavar sutiã sem correr o risco de deformar sua estrutura? Por ser uma peça íntima mais delicada - que geralmente vem com arame de sustentação e rendas -, o sutiã precisa ser lavado com alguns cuidados. Para te ajudar nessa missão, nós separamos 6 dicas de como lavar sutiã na máquina ou à mão, usando os produtos adequados para limpar o tecido sem causar danos. Vale a pena conferir!

1. Como lavar sutiã com água fria e sabão neutro

A principal dica é lavar os sutiãs, assim como outras peças mais delicadas, sempre à mão e, de preferência, com sabão neutro glicerinado. Encha uma bacia com água fria, adicione um pouco de sabão (pode ser em pó ou líquido) e, então, deixe os sutiãs submersos. Caso eles estejam muito sujos, você até pode deixá-los de molho por no máximo 15 minutos.

Além de usar sabão neutro, também é possível utilizar o lava roupas líquido Qualitá para roupas delicadas, que é mais suave e ainda deixa um cheirinho agradável. Esfregue os sutiãs com as mãos - sem fazer muita força ou torcer o tecido - e, depois, enxágue-os bem para tirar todo o produto.

2. Como lavar sutiã na máquina: use um saco para proteger a peça

Caso você queira lavar os sutiãs na máquina de lavar, não deixe de usar o saco para lavar sutiã. Esse acessório é feito de tecido com furinhos e serve justamente para proteger peças mais delicadas do agito da lavadora. Vale lembrar, ainda, que o ideal é que você lave as peças íntimas separadamente, em um ciclo mais suave.

Utilize um sabão líquido para roupas delicadas, coloque os sutiãs (já dentro do saco) na máquina de lavar e programe um ciclo para roupas delicadas, que tem uma centrifugação mais leve e uso de água fria. Acabando o ciclo de lavagem, basta colocar as peças para secar.

3. Como lavar sutiã de bojo ou renda: cuidado redobrado

Quando se trata de lavar sutiãs de bojo ou rendados, que são mais delicados, a nossa dica é evitar ao máximo a máquina de lavar. Aqui, a ideia é fazer uma lavagem sempre à mão com sabão neutro ou detergente, ok?

Encha uma bacia com água fria, despeje um pouco de sabão líquido ou detergente e, então, deixe os sutiãs submersos. Se necessário, deixe-os de molho por no máximo 15 minutos e depois os esfregue com as mãos. No final, é muito importante que você enxágue bem o tecido e se certifique de que o produto saiu completamente.

4. Use bicarbonato de sódio para tirar manchas

Outra dica importante é ficar atento a possíveis manchas e pontos encardidos no sutiã. Caso haja alguma sujeira mais difícil de tirar, faça uma pastinha de água com bicarbonato de sódio e aplique diretamente no local antes da lavagem. Esfregue com uma escova (pode ser uma de dentes velha) e deixe a mistura agir por 15 minutos. No final, basta lavar a peça normalmente como explicamos acima. Não tem erro!

5. Não torça o sutiã depois de lavar

Para secar os sutiãs de forma adequada, a principal dica é nunca torcê-los - pois, assim, a parte em que fica o arame de sustentação pode acabar se deformando. Aperte o tecido de forma suave para tirar o excesso de água e use uma toalha para secar um pouco melhor.

6. Deixe a peça secar naturalmente

Outra dica importante para preservar os sutiãs é deixá-los secar naturalmente, preferencialmente em um local arejado com sol. Evite usar a secadora e, ao pendurar, coloque os pregadores na parte central das peças (onde o tecido é mais pesado). Prontinho!

Matérias: Lavanderia

Ver mais