Lavanderia

Como lavar roupa na mão de forma eficiente

  
 
 
       
 Esfregar as peças com cuidado garante a remoção da sujeira e manutenção da cor dos tecidos.
Esfregar as peças com cuidado garante a remoção da sujeira e manutenção da cor dos tecidos.

Lavar roupa à mão é um hábito que foi sendo abandonado conforme as máquinas de lavar foram se popularizando. Mas seja para poupar energia elétrica, para aumentar a vida útil das peças ou em um momento de emergência, quando justamente aquela roupa que desejamos usar está suja, precisamos recorrer ao tanque e fazer a lavagem manualmente.

Muito se fala sobre os danos que a lavadora pode causar às roupas, principalmente quando não separamos corretamente as peças antes de iniciar o ciclo. Mas a verdade é que, sem tomar os devidos cuidados, a ação mecânica da máquina pode ser como lavar roupa na mão: além de não retirar a sujeira devidamente, pode deixar manchas ou desgastar demais o tecido. Veja a seguir alguns truques para lavar roupa na mão de forma simples e eficaz.

Como lavar roupa branca na mão: aposte em produtos específicos para peças claras

As roupas brancas sempre demandam mais atenção na hora da lavagem. Quem nunca teve medo de encontrar manchas coloridas no tecido branco após lavar, que atire a primeira pedra! A boa notícia é que dá pra remover toda a sujeira de peças brancas realizando procedimentos bem simples, à mão mesmo.

O primeiro deles é separar as peças de tecidos claros das demais. Em seguida, separe alguns minutinhos para a pré lavagem. Você pode deixar essas roupas de molho em uma bacia com apenas água morna, caso seja uma lavagem de rotina.

Precisa remover manchas de roupas brancas? Não tem problema! O Tira manchas roupas brancas Qualitá é o produto perfeito para te ajudar nessa tarefa. Basta espalhar o pó em cima da área manchada, aguardar o tempo de ação e enxaguar delicadamente. Não tem erro!

Como lavar roupa íntima na mão: evite usar o momento do banho

Muita gente tem o hábito de lavar roupas íntimas à mão durante o banho, mas saiba que essa prática não é recomendada, principalmente por dois motivos. Além de gastar mais água que o necessário para a lavagem, as chances de a peça ficar esquecida, secando no próprio banheiro, é bem grande. Um prato cheio para a proliferação de bactérias que podem fazer mal à saúde, além de deixarem as peças com cheiro ruim.

A forma mais eficiente de lavar esse tipo de roupa delicada é mesmo à mão, mas experimente juntar algumas peças e lavar todas de uma vez. Encha um balde com água fria e coloque um pouco de Lava roupas líquido tripla ação Qualitá. Esfregue o tecido sem forçar demais e enxágue. Em seguida, encha novamente o balde e adicione um pouco de Amaciante concentrado Clássico Qualitá à água, nunca em cima do tecido. Mergulhe as peças fazendo movimentos circulares, assim como faz a máquina de lavar. Depois de 5 minutos, enxague em água corrente.

Como lavar roupa preta na mão sem desbotar

Se a preocupação com as peças brancas são as manchas, no caso das roupas pretas o grande vilão é o desbotamento. Por isso, a lavagem da roupa preta deve ser objetiva: evite ao máximo deixar roupas com essa cor de molho! Antes de molhar essas peças, vire-as do avesso e deixe assim até que sequem.

Peças do dia a dia, como jeans e malhas na cor preta, podem ser lavados normalmente com uma dupla de produtos que é coringa: Lava roupas em pó Qualitá e Amaciante concentrado citrus e lírio Qualitá devidamente diluídos em água fria. Se as peças forem mais delicadas, o Lava roupas escuras Qualitá é o produto perfeito!

Delicadeza e paciência são os segredos de como esfregar roupa na mão sem danificá-la

Alguns acessórios podem ser muito úteis para lavar roupa à mão, como a Escova para tanque Qualitá. Em todo caso, cuide para não colocar muita força ao esfregar: o atrito de tecido em tecido pode causar até mesmo furos!

Contenha os impulsos também na hora de remover o excesso de água: jamais torça as peças, apenas aperte as peças de leve para retirar o excesso de água e coloque-as para secar à sombra. Para finalizar, utilize o Passa fácil Qualitá e tire o amassado das peças com um ferro.

Matérias: Lavanderia

Ver mais