Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Como lavar roupa de ginástica
Cuide Bem 10/09/2021

Como lavar roupa de ginástica

Para os amantes dos esportes e práticas físicas, conhecer as dicas de como lavar roupa de ginástica é fundamental para evitar danos nas peças. As roupas de academia costumam durar bastante tempo, desde que sejam bem cuidadas e conservadas durante a lavagem. Mesmo se você investe em saúde se exercitando em casa, saber o passo a passo correto para higienização dos tecidos é importante para aumentar ainda mais a vida útil do vestuário. Por isso, veja agora como lavar roupa esportiva e garanta mais treinos com as peças!

1. Use sabão neutro ou de coco para lavar roupa de academia

A escolha dos produtos para lavagem de roupa de academia é muito importante! Alguns químicos possuem substâncias alvejantes que podem danificar as peças, gerando manchas e o alargamento do elástico. Por isso, é importante checar a etiqueta de cada item. A dica principalmente de como lavar roupa de ginástica é sempre usar sabão de coco ou neutro para o processo. O Sabão Glicerinado Neutro Qualitá e o Sabão de Coco em Barra Qualitá cumprem muito bem com a higienização dos itens para o próximo treino!

Adicione vinagre à solução para tirar cheiro de suor

Para intensificar ainda mais a limpeza e se livrar do cheirinho de suor pós-treino, o indicado é incluir um pouco de Vinagre de Álcool Qualitá no remolho das peças! O produto substitui o amaciante na lavagem e ajuda a tirar o odor impregnado nas peças e ainda contribui para a remoção de manchas. Tudo de bom!

2. Como lavar roupa de ginástica: higienização deve ser feita à mão

Toda roupa esportiva apresenta certa delicadeza devido aos tipos de tecido dos quais as peças são feitas, como poliéster, poliamida e lycra. Na maior parte dos casos, o mais indicado é evitar a lavagem na máquina, pois o atrito provocado no eletrodoméstico pode provocar o desgaste do vestuário. Mesmo que sua máquina tenha função de lavagem para peças delicadas, dê preferência por lavagem à mão para garantir uma higienização sem danos. Basta deixá-las em remolho de 2 a 3 horas, esfregar suavamente e depois enxaguar.

3. Evite água quente, pois calor danifica elástico da roupa esportiva

Lavar roupa de academia com água quente é sinônimo de dor de cabeça! O calor provoca alterações nas fibras das peças e provoca o alargamento dos itens, pois danifica a qualidade do elástico que estrutura as roupas. Melhor evitar, né?

Não torça, mas esprema as peças para remover excesso de água

Na hora de tirar o excesso de água de roupa de treino, a sugestão é espremer as peças contra uma superfície horizontal ou mesmo no tanque. O ato de torcer os itens pode provocar o desgaste do material, o que diminui a qualidade das roupas e o tempo de uso delas. Então, basta pressionar levemente os itens para escorrer o líquido.

4. Seque roupa de treino completamente antes de guardar

Guardar roupa de ginástica ainda úmida é uma péssima ideia! Seja depois do treino com as peças molhadas de suor ou mesmo depois de lavadas, não se deve levar o vestuário molhado para o guarda-roupa. Entre varal ou secadora, opte pela primeira opção, mas tenha atenção aos cuidados que devem ser tomados.

Deixe as peças secarem na sombra

Temperaturas elevadas não são ruins apenas durante a lavagem. A luz solar também pode danificar as fibras das roupas de academia. Então, lembre-se de estender os itens em local arejado, mas de maneira que fiquem na sombra, longe do sol.