Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Como lavar parede branca encardida sem manchá-la
Meu Lar 13/07/2021

Como lavar parede branca encardida sem manchá-la

Ter uma casa com paredes brancas tem várias vantagens. Além de ser uma cor que combina com qualquer tipo de decoração, o branco confere maior amplitude ao ambiente. Por outro lado, nesse tipo de revestimento, as manchas (de mãos, gorduras e também de encardido) ficam bem aparentes. Então, como limpar parede branca encardida? Felizmente, essa não é uma tarefa impossível como algumas pessoas podem pensar. Na verdade, existem algumas soluções que são ótimas para desencardir as paredes de casa, deixando-as com uma aparência bem limpa e cara de nova. Veja as dicas abaixo!

Como limpar parede branca encardida: detergente neutro com água morna é uma boa opção

Engana-se quem pensa que é necessário ter produtos mirabolantes para lavar uma parede branca encardida. Dependendo do nível de sujeira do cômodo, é totalmente possível resolver o problema com uma simples solução de detergente neutro com água morna. Para colocar essa ideia em prática, basta esquentar cerca de 2 litros de água e, depois, aguardar até que ela fique mais morninha. Em seguida, você pode diluir um pouco de detergente neutro no recipiente e, quando a espuma começar a se formar, a mistura já pode ser usada. Um pano macio ou uma esponja – desde que não seja colorida – podem ajudar na aplicação, mas é importante esfregar bem para obter o resultado desejado.

Essa é uma ótima forma de limpar parede branca encardida, principalmente no caso de manchas mais superficiais, de fácil remoção, como pequenas marcas de gordura ou de pés. Já para casos mais difíceis, é possível aplicar o detergente neutro (sem diluir em água) com o auxílio de um pano ou esponja diretamente no local que precisa de limpeza. Por fim, é só retirar o produto com um pano umedecido.

Mistura de detergente e bicarbonato de sódio também garante limpeza eficaz

Se a sugestão acima não for suficiente para dar conta do recado, um ingrediente que pode fazer toda a diferença é o bicarbonato de sódio. Para quem não sabe, o bicarbonato tem várias utilidades, desde o preparo de alimentos até para ajudar em limpezas mais intensas. Por isso, uma ótima dica de como limpar parede branca encardida é misturar cerca de 2 litros de água, um pouco de detergente e uma colher de sopa de bicarbonato. Mexa bem a solução e, em seguida, transfira-a para um spray borrifador. Aplique a mistura na região da parede que está mais encardida. Para garantir ainda mais a eficácia da solução, não se esqueça de realizar movimentos circulares no local com a ajuda de um pano ou esponja.

O que evitar na hora de limpar parede branca encardida

Assim como existem produtos que são ótimos para limpar parede branca encardida, existem outros que são contraindicados, pois podem causar ainda mais problemas, como manchas definitivas. O uso de álcool puro, por exemplo, pode trazer mais danos do que benefícios, assim como produtos químicos mais pesados, como solventes, multiusos ou produtos que sejam abrasivos. Além deles, também é importante evitar as esponjas coloridas, que normalmente são usadas para lavar louça, pois as chances são altas de acabar manchando ainda mais a parede.

Por fim, nossa última dica é não esperar a sujeira acumular demais, ou será cada vez mais difícil tirar o aspecto encardido da parede branca. Uma limpeza simples semanal (ou no máximo quinzenal) costuma ser suficiente para deixar a tintura com uma aparência menos suja. Pelo menos uma vez por mês, também é bom fazer aquela limpeza mais profunda em todas as paredes brancas da casa.