Lavanderia

Como lavar mochila impermeável, de tecido ou couro

Antes de lavar a mochila, é importante esvaziá-la completamente e também sacudi-la para tirar o excesso de sujeira
Antes de lavar a mochila, é importante esvaziá-la completamente e também sacudi-la para tirar o excesso de sujeira

Seja de escola, academia, viagem ou trabalho… a mochila sempre tende a ficar encardida com o tempo (principalmente na parte de baixo). Por isso, é muito importante criar uma rotina de limpeza para garantir que ela fique livre de bactérias e outras sujeiras! É necessário apenas levar em consideração o material da bolsa para não usar algum produto de limpeza que seja danoso, por exemplo. Aqui, nós separamos dicas de como lavar mochila no dia a dia de diferentes maneiras, tomando os cuidados necessários. Dá uma olhada!

Dicas de como lavar mochila

Antes de tudo, o ideal é que você confira a etiqueta para se certificar de que a mochila pode realmente ser molhada - alguns materiais, como couro e camurça, por exemplo, devem ser limpos com panos levemente umedecidos e produtos específicos. Siga as nossas dicas para não errar!

Comece esvaziando e sacudindo a mochila

Independe de qual seja o material da sua mochila, o primeiro passo da limpeza é sempre esvaziá-la completamente. Depois, você deve sacudi-la de cabeça para baixo para tirar possíveis pedaços de papeis, farelos e outras pequenas sujeiras que ficam grudadas no fundo.

Passe um aspirador de pó na parte de dentro e de fora

Para remover melhor as sujeiras que ficam grudadas, uma ótima dica é recorrer ao aspirador de pó. Lembre-se de passar tanto na parte de dentro quanto na parte de fora e prontinho! Caso a mochila seja de couro, no entanto, não é necessário passar aspirador nas parte externa - neste caso, passe apenas no estofamento interno, ok?

Mochilas de pano

1. Deixe a mochila de molho por 15 minutos

Depois de verificar a etiqueta da mochila (e se certificar de que ela pode ser molhada), o ideal é deixá-la de molho em um balde com água e um pouco de sabão neutro ou lava roupas líquido suave. Espere 15 minutos para que a sujeira solte bem e, então, parta para a próxima etapa!

2. Esfregue com uma escova e enxágue

Agora que a mochila já está devidamente molhada e com sabão, use uma escova para esfregar suavemente o tecido interno e externo. Assim, você consegue remover melhor possíveis manchas de encardido e eliminar fungos e bactérias. Em seguida, enxágue a mochila e prontinho!

3. Sacuda a mochila e deixe secar na sombra

Para finalizar, você deve sacudir bem a mochila para tirar o excesso de água e até torcer de leve algumas partes. Depois, deixe-a secar em um local bem arejado mas longe do sol, para que o tecido não desbote.

Pode colocar a mochila na máquina de lavar?

Geralmente, mochilas de pano também podem ser lavadas na máquina de lavar - no entanto, não se esqueça de conferir as informações presentes na etiqueta! Para lavar na máquina, você deve colocar a mochila dentro de um saco para lavagem (ou enrolar em uma fronha) para evitar que as alças e os zíperes prendam no cesto durante o agito.

Depois, adicione um sabão suave no compartimento certo da lavadora e selecione o ciclo de lavagem para peças delicadas. No final, basta sacudir e deixar a mochila secar normalmente. Vale destacar, no entanto, que a lavagem à mão é uma alternativa mais segura e permite uma limpeza mais caprichada - pois, assim, você também consegue esfregar melhor o estofamento interno.

Mochilas de couro

1. Lave o estofamento interno, se possível

Em alguns casos, é possível puxar o estofamento interno da mochila (feito de pano) para fora. Neste caso, a nossa dica é lavar o estofamento com uma solução de água, vinagre branco e um pouco de detergente neutro, usando uma esponja para esfregar. Apenas tome cuidado para não molhar a parte externa (feita de couro), ok? Depois de lavar, enxágue e deixe secar completamente. Quando o estofamento interno estiver totalmente seco você pode inseri-lo na mochila novamente.

2. Use uma flanela macia com um limpador para couro ou detergente para a parte externa

Agora que você já lavou a parte de dentro da mochila, chegou a hora de limpar a parte de fora. Para isso, o ideal é usar um limpador específico para couro ou então uma flanela levemente umedecida com um pouco de detergente neutro. Esfregue bem todo o couro e prontinho!

3. Passe um pano macio e seco

Para finalizar, passe um pano macio e seco e, então, deixe a mochila em um local arejado e com sombra para secar completamente. Outra dica interessante é passar um hidratante de couro para deixar o material bem bonito, brilhante e mais bem conservado.

Mochilas de camurça

1. Lave o estofamento interno, se possível

Caso você consiga puxar o estofamento interno da mochila para fora, lave-o com uma solução de água, vinagre branco e detergente neutro. Use uma esponja para esfregar bem e, depois, é só enxaguar. Não se esqueça de deixar o tecido secar completamente antes de inseri-lo na mochila novamente.

2. Use um limpador a vapor

Para conservar a camurça, o ideal é que você use um limpador a vapor. Mas, para quem não tem esse equipamento, a melhor dica é esquentar um panela com água e colocar a bolsa em cima para que o vapor atinja a camurça. Depois, use uma escova macia para esfregar.

3. Prepare um solução de água com vinagre branco para remover manchas

Caso seja necessário remover alguma mancha ou fazer uma limpeza mais caprichada na camurça, o ideal é preparar uma solução de água com vinagre branco e aplicar diretamente no local sujo. Use uma escova de dentes velha para esfregar pontualmente e, depois, deixe secar normalmente. Não tem erro!

Mochilas de tecidos sintéticos, como o nylon

1. Use uma solução de água, detergente e vinagre branco

Por ter um material mais frágil à lavagem, a mochila de poliéster (muito usada para academia) deve ser limpa com certos cuidados. A melhor dica é preparar uma mistura de água, detergente neutro e vinagre branco e usar uma esponja para esfregar - apenas tome cuidado para não encharcar o material. 

2. Deixe secar normalmente

Para finalizar, basta deixar a mochila secando em um local devidamente arejado e de preferência na sombra para que o material não desbote a longo prazo. Bem simples, né?

Matérias: Lavanderia

Ver mais