Lavanderia

Como lavar máscara de tecido para evitar contaminações

Para lavar máscara de tecido de forma caprichada, o ideal é usar primeira água e sabão e, depois, deixá-la de molho em uma solução de água com água sanitária por 20 minutos
Para lavar máscara de tecido de forma caprichada, o ideal é usar primeira água e sabão e, depois, deixá-la de molho em uma solução de água com água sanitária por 20 minutos

Para impedir a disseminação de vírus e bactérias, a máscara de tecido é considerada uma grande aliada. Mas você sabia que, sempre após o uso, ela precisa ser devidamente lavada e desinfetada? Para isso, é importante usar os produtos de limpeza certos (não apenas água e sabão). Vale destacar ainda que a máscara de tecido deve ser sempre lavada separadamente - ou seja, nunca junto com outras roupas. Confira as dicas que separamos!

Como lavar máscara de tecido?

Antes de tudo, é importante destacar que a máscara de tecido deve ser sempre lavada preferencialmente após o uso. Por isso, logo após chegar em casa, a nossa sugestão é já limpá-la de forma correta. Confira o nosso passo a passo:

1. Lave com água e sabão de coco ou glicerinado

Para começar, você deve lavar a máscara normalmente com água e sabão de glicerina ou de coco à mão, esfregando o tecido para tirar possíveis microrganismos e sujeiras. Caso queira caprichar bem, passe uma vez o sabão por todo o tecido, esfregue com as mãos, enxágue e depois repita o processo.

2. Deixe de molho em uma solução de água com água sanitária

Depois de lavar a máscara com sabão e enxaguá-la bem na água corrente, é indicado realizar um processo de desinfecção mais caprichado. Para isso, prepare em uma bacia uma solução de 1 litro de água com 2 ou 3 colheres de sopa de água sanitária. Deixe a máscara submersa nessa mistura por 20 minutos. A água sanitária, para quem não sabe, ajuda a eliminar de vez quaisquer vírus ou bactérias que estão no tecido.

Obs.: Caso você esteja lavando mais de uma máscara de tecido, após higienizá-las separadamente com sabão é possível deixá-las de molho na mesma solução com água sanitária.

3. Enxágue na água corrente e deixe secar

Passados os 20 minutos, você deve tirar a máscara da solução com água sanitária e enxaguá-la bem para tirar todo o produto. Em seguida, tire o excesso de água do tecido com a ajuda de uma toalha (em vez de torcê-lo). Estenda preferencialmente a máscara no sol até que ela seque completamente. Prontinho!

Principais cuidados com a máscara de tecido

Além de sempre lavar as máscaras após o uso, é importante tomar certos cuidados de armazenamento. Uma dica de ouro, por exemplo, é passar o ferro quente no tecido após a secagem - tendo em mente que o calor também ajuda a eliminar possíveis microrganismos. Na hora de guardar a máscara, por sua vez, a melhor sugestão é deixá-la separada das roupas - de preferência, dentro de um envelope de papel ou em uma sacola de plástico com furinhos (caso a sacola fique completamente vedada, sem furos, corre o risco de a máscara ficar úmida com o tempo). Tomando esses cuidados de lavagem e armazenamento, é possível manter as máscara de tecido sempre higienizadas e bem conservadas.

Matérias: Lavanderia

Ver mais