Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Como lavar guardanapos de tecido e tirar manchas do pano
Cuide Bem 07/05/2020

Como lavar guardanapos de tecido e tirar manchas do pano

Arrumar a mesa do almoço/ janta com guardanapos de pano é algo superelegante, não é mesmo? Esses itens são bem práticos, ficam bem bonitos e precisam de uma certa manutenção – devem ser lavados, de preferência, logo após o uso. Para te ajudar nessa missão, nós preparamos uma matéria ensinando a lavar guardanapos de tecido e a se livrar das manchas de uma forma simples. Confira!

Comece usando um tira manchas

A primeira coisa que você precisa fazer é tentar lavar o guardanapo sempre após as refeições – assim, fica bem mais fácil remover manchas de batom, vinho, café, chocolate e outras. Para isso, aplique o tira manchas diretamente no local das manchas (o tecido ainda deve estar seco) e use uma escova de cerdas macias para esfregar levemente. Espere cerca de 15 minutos e, então, siga para a próxima etapa.

Obs.: Caso você não tenha um tira manchas em casa, uma boa dica é recorrer à solução de vinagre com bicarbonato de sódio, que também é supereficiente na remoção de manchas.

Enxágue e lave guardanapos normalmente

Após de cumprir a etapa do tira manchas, o ideal é enxaguar bem os guardanapos (coloque-os debaixo da água corrente) e, então, basta lavar normalmente. Para remover completamente restos de alimentos e gorduras do tecido, por exemplo, uma boa dica é deixar as peças de molho em uma solução de água quente com detergente neutro por cerca de 10 minutos. Em seguida, esfregue com as mãos ou uma escova de cerdas macias e enxágue novamente os guardanapos. Não tem erro!

Para fazer uma lavagem mais simples, outra dica interessante é usar sabão em barra – espalhe o produto por todo o tecido e esfregue suavemente com as mãos, sem usar muita força. Assim, você remove as sujeiras sem amassar demais os guardanapos. Depois de esfregar, enxágue, torça suavemente com as mãos e coloque para estender. Quando os panos estiverem 100% secos basta passá-los com o ferro quente. Assim, os guardanapos ficam mais bonitos e é possível eliminar possíveis microrganismos que ainda estejam no tecido. Bem simples, né?

Obs.: Você também pode colocar os guardanapos na máquina de lavar, mas o ideal é que eles sejam lavados separadamente das outras roupas. Então, por serem pouco volumosos, acaba sendo não muito vantajoso levá-los à lavadora (pois assim você usa água demais para lavar peças de menos). A nossa dica, portanto, é tentar lavar os guardanapos sempre à mão.

Veja mais