Lavanderia

Como lavar fantasia de Carnaval e deixar a roupa da folia como nova

Para lavar saias de tule e outras fantasias de Carnaval é necessário tomar bastante cuidado (como usar saco para lavagem) para evitar que o material rasque
Para lavar saias de tule e outras fantasias de Carnaval é necessário tomar bastante cuidado (como usar saco para lavagem) para evitar que o material rasque

Procurar fantasias criativas para o Carnaval é uma das partes mais legais dessa época, né? Um dos looks mais usados pelos foliões, inclusive, é a combinação saia de tule + enfeites de paetê e arquinho de cabelo temático (de unicórnio, oncinha, estrelas etc.). O problema é que esses materiais são mais vulneráveis e, por isso, devem ser lavados com bastante cuidado. Para te ajudar nesse assunto, nós preparamos um tutorial para lavar fantasia de Carnaval sem cometer erros. Confira!

Para lavar roupas de tule na máquina, use saco para lavagem

Apesar de fantasias de tule serem mais frágeis, elas podem sim ser colocadas na máquina. No entanto, você deve virá-las do avesso e usar um saco de lavagem para, assim, impedir que as peças sejam danificadas por conta do agito da lavadora.

Além disso, é necessário programar a máquina para lavar peças delicadas (em ciclos mais suaves e com intervalos menores) - assim, o agito será reduzido e as roupas ficarão limpas sem sofrer danos. Uma boa dica é usar detergente neutro e líquido, que promove uma boa limpeza dos tecidos sem danificá-los. Após a lavagem, use uma toalha para tirar o excesso de água das fantasias e coloque para secar.

Para lavar fantasias de tule à mão fica bem mais fácil: use detergente líquido, esfregue suavemente com as mãos (sem usar escova), tire o excesso de água com uma toalha e estenda logo em seguida. Bem simples, né? Lembre-se de que não há necessidade de deixar as peças de molho - basta lavar normalmente.

Fantasias de paetê devem ser preferencialmente lavadas à mão 

Para evitar que fantasias de paetê estraguem (soltem lantejoulas, por exemplo), a nossa sugestão é lavá-las à mão, tomando bastante cuidado. Em um balde, prepare uma solução de água com detergente neutro e, então, deixe a peça de molho por 15 ou 20 minutos. Depois é só enxaguar o excesso de água com uma toalha e colocar para secar normalmente.

Para tirar manchas das fantasias, você pode usar uma solução de bicarbonato de sódio com água. Deixe as roupas de molho por um tempo e depois é só lavar - não tem erro!

Lembre-se de lavar as peças no final do Carnaval antes de guardar

Para evitar que as fantasias fiquem manchadas, a nossa dica é sempre lavá-las no final do Carnaval. Depois de curtir todos os blocos, lave as roupas seguindo as dicas que citamos acima, guarde-as em um saco de TNT e deixe-as em um local bem arejado - assim, elas sobrevivem até o próximo Carnaval!

Além disso, o ideal é que você também lave as fantasias antes de usá-las no Carnaval seguinte, para tirar o cheiro de "guardado". Viu como é simples?

Matérias: Lavanderia

Ver mais