Lavanderia

Como lavar e desencardir camisa social

Para lavar e desencardir camisa social, o ideal é lavar o colarinho e os pulsos à mão e, depois, colocar a roupa na máquina para fazer uma lavagem geral
Para lavar e desencardir camisa social, o ideal é lavar o colarinho e os pulsos à mão e, depois, colocar a roupa na máquina para fazer uma lavagem geral

Você tem o hábito de usar camisa social no dia a dia? Quem trabalha em escritório, por exemplo, costuma utilizar roupas mais formais, que demandam certo cuidado na hora de lavar e passar. Vale destacar que cada tipo de tecido deve receber uma atenção especial na lavanderia! Para te ajudar nesse assunto, nós preparamos um tutorial de como lavar e desencardir camisa social de forma simples. Confira!

Use a máquina de lavar em um ciclo delicado

Para agilizar o processo de lavagem, o mais indicado é recorrer à máquina de lavar. Mas, para isso, é necessário usar ciclos mais suaves (para peças delicadas) e com água fria, que garantem uma boa lavagem sem causar danos nas camisas. Deixe as roupas viradas do avesso para proteger os botões e preservar melhor o tecido. Assim, você evita que as camisas fiquem desgastadas com o passar do tempo. Uma boa dica, inclusive, é usar sabão líquido para não corroer o tecido.

Lave o colarinho e os punhos da camisa à mão

Para desencardir e limpar bem a camisa, outra dica interessante é dar uma atenção especial às partes que ficam mais sujas, como o colarinho e os pulsos. O ideal é que você lave essas partes à mão, esfregando com sabão neutro. Caso a peça esteja muito encardida, uma boa dica é usar uma solução de água com bicarbonato de sódio - aplique no local, espere cerca de 20 minutos e depois lave normalmente. Costuma funcionar bem!

Use um tira manchas se julgar necessário

Caso a camisa esteja com uma mancha forte de encardida, a nossa sugestão é apelar para um produto específico, que costuma ser bem eficiente: o tira manchas. Você deve aplicá-lo no local específico da mancha, deixar atuando por 30 minutos e, depois, lavar o tecido normalmente (basta colocar a roupa na máquina seguindo as recomendações que citamos acima).

Passe as camisas do avesso e guarde-as penduradas em cabides

Para preservar bem a camisa social, é importante tomar cuidado na hora de passar e guardar. Use o ferro na opção algodão (ou poliéster) e lembre-se de virar a blusa do avesso antes de passar. Para evitar que elas fiquem encardidas ou com bolinhas (devido ao desgaste do tecido), também é importante pendurá-las em cabides. Assim, elas ficam bem esticadas e melhor preservadas.

Matérias: Lavanderia

Ver mais