Lavanderia

Como lavar chinelo de tecido sem desgastar o material

Com os cuidados certos, o seu chinelo de pano vai sempre estar novinho em folha
Com os cuidados certos, o seu chinelo de pano vai sempre estar novinho em folha

Quando falamos em chinelo pensamos logo no clássico de borracha. Mas, como outros modelos de sapatos, existem também os feitos de tecido. Com solado de borracha ou não, fica a dúvida: como lavá-lo? Afinal, não dá para botar na máquina junto com outras roupas, já que o calçado está sempre em contato direto com o chão. Então, separamos várias dicas para te ajudar na hora de deixar o seu chinelo de tecido como novo!

Aposte no vinagre com bicarbonato de sódio para limpar o chinelo

Se você é o mestre da limpeza da casa já deve saber que a mistura de vinagre e bicarbonato de sódio funciona como um desengordurante. Não substitui o tira manchas, mas na emergência é perfeito para tirar amarelados. Neste caso, mesmo que ele tenha um solado de borracha, pode usar a mistura sem medo!

Em um recipiente, misture o vinagre e o bicarbonato de sódio. Depois, aplique a solução com uma esponja no chinelo como um todo e deixe agir por uns 15 minutos. Em seguida, enxágue normalmente. Se o calçado estiver com manchas específicas, o ideal é utilizar realmente um tira manchas, que é próprio para isso. Nesse caso, lave a parte de pano de acordo com as instruções da embalagem do produto.

Retire a sujeira da sola do chinelo

Se você pensou apenas no tecido na hora de fazer a limpeza do chinelo, saiba que a sola também conta, e muito, no processo para deixar tudo como novo. Neste caso, nem tem mistério: é só lavá-lo com água e detergente. Use uma escovinha para te ajudar nesse processo e tirar a sujeira que estiver mais entranhada.

Deixe de molho na água e sabão

Outra ótima sugestão é, depois que você tiver tirado a maior parte da sujeira,deixe-o de molho em uma solução de água e sabão. Aqui o objetivo é substituir a máquina de lavar, por isso, quando ele já tiver absorvido bem o produto, esfregue com cuidado para evitar estragar o material. Por fim, enxágue e coloque para secar em um lugar com sombra. Se achar que o passo a passo que nós demos até agora foi suficiente para deixar o seu chinelo de tecido como novo nem precisa continuar! Se gosta de uma limpeza mais intensa, então, temos mais uma dica para você:

Coloque o chinelo na máquina de lavar

Essa dica não vale para qualquer tipo de chinelo, mas se ele é feito quase 100% de tecido e tem apenas um pequeno solado de outro material, a máquina de lavar pode ser uma boa forma de finalizar a limpeza. Antes de mais nada, siga as dicas que a gente já deu para evitar misturar o excesso de sujeira que vem do chão com as roupas que você for bater junto. Depois, coloque a máquina em um ciclo leve (para não desgastar o material) e com a água fria ou morna, ou o chinelo pode encolher. Aí é só botar para secar e pronto! Seu chinelo de tecido vai estar novinho em folha!

Matérias: Lavanderia

Ver mais