Lavanderia

Como lavar boné corretamente em poucos passos

Para lavar boné corretamente é necessário tomar certos cuidados (como evitar a máquina de lavar) para garantir que o formato do chapéu não deforme
Para lavar boné corretamente é necessário tomar certos cuidados (como evitar a máquina de lavar) para garantir que o formato do chapéu não deforme

Muito usado por esportistas ou como artigo de moda, o boné é um acessório bem simples que, na maioria das vezes, não demanda muito trabalho para ser lavado. Vale destacar, no entanto, que existem modelos de diferentes tecidos, estampas e, por isso, você deve tomar certos cuidados na hora de limpar. Para te ajudar, nós preparamos uma matéria ensinando como lavar boné corretamente em poucos passos. Dá uma olhada!

Comece verificando a etiqueta do boné

A primeira coisa que você precisa fazer é verificar a etiqueta do boné para conferir as instruções de lavagem. Geralmente ela vem com imagens que indicam algumas peculiaridades da lavagem. Caso haja uma imagem de um um recipiente com água e uma mão dentro, por exemplo, significa que o boné pode ser lavado apenas à mão. Já a imagem de um triângulo com um "X" em cima significa que é proibido o uso de alvejante. De qualquer forma, para não cometer erros na lavagem, o mais indicado é tentar seguir um processo que seja o mais simples possível (usando apenas sabão e tomando certos cuidados).

Deixe o boné de molho no sabão por 15 minutos e, depois, esfregue com uma escova de cerdas macias

Caso o boné esteja encardido, o ideal é deixá-lo de molho em uma solução de água com sabão em pó por cerca de 15 minutos. Em seguida, use uma escova de cerdas macias para esfregar o tecido (principalmente a aba, que é a parte mais dura e difícil de lavar do boné). Depois, enxágue o acessório e, se julgar necessário, esfregue mais um pouco (e enxágue novamente) até que ele fique bem limpo. O lado bom é que esse método de lavagem funciona para bonés de diferentes materiais - de pano ou linho, por exemplo. Atenção: para lavar a camurça use bem pouca ou nenhuma água, já que o líquido costuma estragá-la.

Use um tira manchas para remover possíveis sujeiras impregnadas

Para remover possíveis manchas do boné, o mais indicado é que você aplique um tira manchas pontualmente no local sujo, esfregue levemente com uma escova e, então, espere uns 20 minutos para o produto fazer efeito. Em seguida, basta lavar o boné normalmente com sabão e enxaguar bem.

Evite colocar o boné na máquina de lavar ou na secadora

Para preservar melhor o boné, a nossa sugestão é evitar ao máximo colocá-lo na máquina de lavar ou na secadora. Isso porque o agito das máquinas pode acabar deformando o formato original do chapéu. Por isso, a nossa sugestão é lavá-lo sempre à mão e, na hora de secar, tire o excesso de água com uma toalha e estenda em um varal na sombra, de preferência.

Matérias: Lavanderia

Ver mais