Limpeza

Como lavar a bicicleta sem sair de casa

Durante a limpeza, passe um pano úmido nos aros das rodas para remover bem as sujeiras
Durante a limpeza, passe um pano úmido nos aros das rodas para remover bem as sujeiras

Andar de bicicleta é exercício físico e terapia ao mesmo tempo, né? É incrível sentir a brisa no rosto, o sol na pele e aquela sensação de liberdade sem igual. Mas, para que seja possível curtir esse momento, é muito importante ter uma rotina de cuidados com a bicicleta - isto é, manter as rodas, o aro e o guidão sempre limpos, a corrente lubrificada e sempre atentar às pequenas manutenções. Para que você mantenha a bike impecável, nós separamos dicas práticas e eficientes de como lavá-la sem sair de casa. Confira!

Use uma solução de água quente + vinagre branco para limpar bicicletas de alumínio

Para lavar as bicicletas de alumínio, uma ótima dica é recorrer à solução de água quente + vinagre branco, que consegue limpar bem o material. Prepare a mistura em um balde, pegue uma flanela macia, mergulhe-a na solução e, então, vá esfregando todo o aro da bike. Assim, dá para remover as sujeiras impregnadas com bastante facilidade - especialmente se a água estiver quente, e por isso é importante que ela se mantenha em temperaturas elevadas.

As rodas da bicicleta podem ser lavadas com a mesma solução, ok? Neste caso, use uma escova de cerdas duras para esfregar bem toda a borracha e um pano para o aro. Essa é uma etapa importante para remover possíveis graxas e sujeiras que ficam grudadas nas rodas traseira e dianteira. Depois, use uma mangueira para jogar água por cima e prontinho! Vale destacar que o alumínio é um material bem resistente à umidade e, por isso, você pode jogar água na bike sem problemas.

Caso você não tenha tempo ou paciência de preparar a solução, uma boa dica é apenas usar a mangueira para jogar água na bike - já adianta muita coisa! Se julgar necessário, esfregue também com o lado macio da esponja e prontinho! Só não se esqueça de secar bem a bicicleta com um pano depois, ok? É importante que você nunca a guarde molhada para, assim, evitar ferrugens e outros problemas.

Obs.: Evite usar detergente para lavar o aro, pois ele contém certa quantidade de sal e, por isso, pode acabar corroendo o alumínio com o tempo. Além disso, nunca use mangueiras de alta pressão, pois elas podem remover a tinta da bike ou até forçar a entrada de água no metal (o que pode causar ferrugem e problemas nas partes internas).

Limpe pedais, marchas e a corrente com um paninho próprio

Não se esqueça de limpar os mínimos detalhes da bicicleta, ok? Os pedais, por exemplo, merecem uma atenção especial e você pode remover as sujeiras facilmente com uma esponja e um pouco de detergente neutro. Existem pedais feitos de plástico e metal, a boa notícia é que ambos podem ser limpos dessa forma (bem simples, né?).

Para as correntes e marchas, você deve usar um pano separado com desengraxante - passe por toda a extensão e, no fim, use uma escova de dentes velha para limpar detalhadamente os elos das correntes. Assim não tem erro! No fim, você deve secar toda a bike com um pano seco para que ela fique 100%.

Limpeza de bicicleta de ferro é diferente?

Quando se trata de lavar bicicletas de ferro, o ideal é tomar mais cuidado com o uso da água - afinal, esse material é mais sensível à umidade. O mais indicado é fazer uma limpeza com um pano úmido ou até usar a solução de água + vinagre branco. Caso a bicicleta esteja realmente muito suja, você até pode jogar uma água de mangueira para ajudar. Mas é importante passar um pano seco logo em seguida para tirar a umidade. Resumindo: nunca deixe a bicicleta secar sozinha, ok? Além disso, lembre-se também de colocar desengraxante nas correntes de vez em quando.

Matérias: Limpeza

Ver mais