Alimentação

Como hidratar gelatina incolor sem que ela fique empelotada

Para hidratar gelatina incolor de 12 g, comece diluindo o pozinho em 5 colheres de água filtrada gelada
Para hidratar gelatina incolor de 12 g, comece diluindo o pozinho em 5 colheres de água filtrada gelada

Muito usada para preparar mousses, pudins e doces cremosos, a gelatina incolor é um ingrediente rico em colágeno que ajuda a dar a consistência certa a diferentes sobremesas. O problema é que, muitas vezes, as pessoas acabam errando na hora de prepará-la - o que pode comprometer o resultado final das receitas. Para te ajudar nesse assunto, nós preparamos uma matéria com dicas de como hidratar gelatina incolor de forma certa, evitando que ela fique empelotada. Confira!

Como hidratar gelatina incolor?

Para que a gelatina fique no ponto certo, é muito importante que você use a quantidade correta do produto e na temperatura adequada de água. Veja o nosso passo a passo para não errar!

1. Dissolva a gelatina em água fria

Para hidratar um pacote de gelatina incolor de 12 g, comece despejando o pozinho em uma vasilha de cerâmica e, então, acrescente 5 colheres de sopa de água filtrada gelada e misture bem. Espere pelo menos 5 minutos, até que toda a gelatina tenha absorvido o líquido - o que resulta em uma mistura bem concentrada.

2. Leve ao micro-ondas por 20 segundos

Depois que a gelatina já estiver hidratada, leve o pote ao micro-ondas por 20 segundos. No entanto, tome cuidado para não deixar esquentar demais, pois isso pode prejudicar a capacidade de gelificação da gelatina, que é importante para as receitas.

Obs.: Você também pode aquecer a gelatina em banho-maria, mas lembre-se de tirar do fogo assim que ela ficar em um ponto mais líquido.

3. Acrescente a gelatina hidratada à receita

Agora que você já tem a gelatina hidratada e em uma boa consistência (graças ao micro-ondas), basta acrescentá-la à receita em questão. Ela é ótima para preparar pudim, manjar, mousse, brigadeiro, cremes e mosaicos de leite condensado com gelatina.

Matérias: Alimentação

Ver mais