Organização

Como guardar roupas de inverno: prepare seu armário para a próxima estação

Para guardar roupas de inverno com segurança, o ideal é lavá-las antes, dobrá-las e guardá-las em packs no armário, junto com sachês de sílica e produtos antimofo
Para guardar roupas de inverno com segurança, o ideal é lavá-las antes, dobrá-las e guardá-las em packs no armário, junto com sachês de sílica e produtos antimofo

Com o fim do inverno, é importante se planejar para guardar bem os casacos, calças, sobretudos e abrir espaço para as peças da nova estação. Mas você sabia que existe um jeito certo de armazenar roupas de frio? Para evitar problemas com mofo e aquele cheiro forte de guardado, por exemplo, é necessário seguir algumas dicas e contar com alguns acessórios. Para te ajudar nessa missão, nós separamos um tutorial sobre como guardar roupas de inverno da melhor maneira possível. Dá uma olhada!

1. Limpe o armário antes de armazenar as roupas

O primeiro passo para armazenar as roupas de frio no armário é deixá-lo bem limpo - desde as gavetas e prateleiras até a parte dos cabides. Para isso, o ideal é passar um pano com lustra móveis ou então uma flanela levemente umedecida. No final, deixe o guarda-roupa secar bem antes de arrumar as peças, ok? Assim, não corre o risco de a umidade passar para os tecidos.

2. Guarde as roupas de frio sempre lavadas

Outro ponto importante para garantir que as roupas de inverno fiquem bem conservadas é lavá-las no fim da estação, antes de guardá-las. Mesmo que você use a peça apenas uma vez, o ideal é que ela seja lavada antes de armazenada.

Você pode lavar as roupas mais delicadas à mão apenas com sabão neutro e limpar casacos, calças e sobretudos de couro com um pano úmido + um pouco de detergente neutro. Esfregue o couro suavemente, passe um pano seco e espere as peças secarem completamente. Depois, guarde-as seguindo as nossas dicas:

Use packs organizadores

Para guardar roupas de lã, algodão e outras fáceis de dobrar, a melhor dica é recorrer aos packs organizadores (geralmente feitos de tecido furadinho). Eles servem para armazenar aquelas peças que você usa apenas no inverno e quer deixar longe de traças ou umidade.

Dobre as roupas de acordo com o tamanho do pack, arrume-as de modo compacto e, então, feche o zíper. Use a quantidade de organizadores necessária para guardar todas as roupas e prontinho! Em seguida, deixe os packs empilhados em prateleiras altas, distantes das sujeiras do piso.

Obs.: Você também pode guardar edredons e cobertores com a ajuda dos packs, mantendo-os mais bem protegidos até o próximo inverno.

Recorra aos cabides

Quando se trata de guardar casacos e sobretudos (em especial os de couro ou camurça), vestidos, calças e cachecóis, o mais indicado é usar cabides. Você pode separar um local do armário menos acessível e deixá-los no canto. Apenas se certifique de que eles estão bem limpos e secos, assim como o guarda-roupa, ok?

Use embalagens a vácuo

Você já ouviu falar em embalagens a vácuo? Elas deixam as roupas bem conservadas, pois isolam o oxigênio e, consequentemente, possíveis fungos, bactérias e até o mau cheiro. Ao guardar as peças em sacos a vácuo, é possível preservar o aroma da lavagem e manter os tecidos limpos.

A boa notícia é que existem sacos a vácuo que já vêm prontos e servem para guardar peças de diferentes tamanhos - desde colchas até blusas, casacos e echarpes. Além de proteger as roupas, esse tipo de saco deixa tudo mais compacto, o que facilita bastante na hora de organizar armários ou baús pequenos.

3. Use produtos antimofo e sachês com sílica + folhas de louro

Além de guardar as roupas nos locais apropriados, outra dica importante é recorrer a alguns acessórios, como os produtos antimofo, que absorvem a umidade e evitam a proliferação de fungos entre as roupas. Você também pode preparar sachês perfumados ou de sílica e colocar dentro dos packs e das gavetas. Sachês com folhas de louro, por sua vez, ajudam a afastar as traças e também podem ser colocados junto com as peças. Seguindo essas dicas, dá para conservar bem as roupas até o próximo inverno, pode apostar!

Matérias: Organização

Ver mais