Organização

Como guardar produtos de limpeza: essa e outras dicas para deixar crianças fora de perigo

Para deixar as crianças fora de perigo, guarde os produtos de limpeza em um armário alto, que é de difícil acesso para os pequenos
Para deixar as crianças fora de perigo, guarde os produtos de limpeza em um armário alto, que é de difícil acesso para os pequenos

Lidar com crianças pequenas em casa demanda uma série de cuidados, não é mesmo? Guardar objetos pontiagudos, cortantes, proteger tomadas e, claro, manter os produtos de limpeza sempre distantes e devidamente guardados. Para te ajudar na missão de manter as crianças sempre fora de perigo, nós separamos dicas para guardar os produtos de limpeza com segurança. Confira!

Coloque os produtos de limpeza em armários altos

Uma boa dica para manter os produtos (álcool, desinfetante, detergente, cloro, sabão etc.) sempre distantes das crianças é separar um armário alto - de preferência, na lavanderia - para guardar todos os itens de limpeza. Você pode usar cestas de plástico para dividir os produtos por categorias: detergentes + esponjas; itens para limpeza de banheiro e assim por diante.

No final, tranque o armário para garantir segurança e prontinho! Caso os produtos fiquem à mostra em uma prateleira, por exemplo, podem chamar a atenção dos pequenos. Então todo cuidado é pouco!

Obs.: Não deixe os produtos de limpeza em cima da máquina de lavar ou da secadora. Até mesmo produtos vazios devem ser devidamente descartados, pois as crianças podem pegar para brincar.

Após o uso, guarde os produtos imediatamente

Logo após usar o produto de limpeza, é fundamental que você o guarde imediatamente. Certifique-se de que a tampa está bem enroscada e, então, coloque-o novamente dentro do armário. Acidentes costumam acontecer justamente quando os pais se esquecem de guardar o produto após o uso. Lembre-se de deixar os itens sempre em locais altos (de difícil acesso para as crianças).

Utilize os produtos sempre longe das crianças

Na hora de fazer faxina em determinado cômodo, tente deixar as crianças em outro local. Assim, elas não correm o risco de ter contato com os produtos usados na limpeza. Produtos abrasivos (como cloro, água sanitária e saponáceo) merecem ainda mais atenção, pois são bem tóxicos e podem causar alergias. Então lembre-se de guardá-los logo após o uso!

Não misture itens de cozinha com produtos de limpeza

Algumas pessoas têm o hábito de usar copos ou colheres de cozinha para medir produtos de limpeza. No entanto, isso não é recomendável, pois você acaba contaminando as louças a longo prazo. Para fazer misturas e soluções de limpeza, o ideal é que você use um medidor próprio para isso - ou então separe uma única colher (ou copo) apenas para esse tipo de uso. Assim não corre o risco de alguém da casa (adulto ou criança) se contaminar.

Matérias: Organização

Ver mais