Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Como guardar lençol: aprenda a manter o seu jogo sempre limpo e organizado
Cuide Bem 02/10/2019

Como guardar lençol: aprenda a manter o seu jogo sempre limpo e organizado

Para dormir bem, é importante ter silêncio, um ambiente agradável, um bom colchão e… Uma roupa de cama limpinha e cheirosa. Há quem diga que ela faz toda a diferença na hora de ter uma boa noite de sono. Por isso é importante cuidar de seus lençóis, cobertores e edredons com carinho e cuidado, guardando-os corretamente e os mantendo sempre muito bem lavados. Quer saber como? Então se liga nessas dicas!

O lugar ideal para guardar a roupa de cama

Muita gente não tem um armário só para roupa de cama, o que é normal. Ainda assim, elas ocupam muito espaço. Por isso, na hora de guardar, dê preferência a lugares arejados, que não sejam úmidos, para não dar mofo. Além disso, ele deve ser livre de poeiras e ácaros, que podem trazer doenças, principalmente para pessoas alérgicas. No local em que você guardar a roupa de cama não guarde mais nada. O espaço – nem que seja uma prateleira – deve ser só para ela.

Lavar e secar a roupa de cama faz diferença

A hora de guardar o jogo de lençol, de lavar e de secar faz toda a diferença. Lave sempre com produtos com aroma suave e não enjoativo (as roupas de cama pegam muito cheiro) e, de preferência, com amaciante. Na hora de secar, deixe-as ao sol por um bom tempo, em ambiente arejado. Nunca dobre a roupa se ela estiver úmida ou não tão seca: isso pode gerar mofo e fazer você perder a peça.

Dobrando os lençóis

Muita gente acha que dobrar lençol de elástico é um desafio impossível, mas não é. Basta que você una as pontas de elásticos de um lado, depois as pontas de outro e, depois, as quatro pontas juntas. Estique o lençol e, então, dobre em quatro partes. Para organizar todo o jogo, coloque o lençol de elástico dobrado dentro do lençol de cima e, por cima, as fronhas.

Como guardar edredons e cobertores

Os dias frios nem sempre fazem parte do nosso cotidiano, o que faz com que cobertores e edredons não sejam roupas de cama de alta rotatividade. No verão, por exemplo, em quase todo o país eles se aposentam. Para guardá-los com eficiência, o ideal é embalá-los em grandes sacos de plástico, de preferência à vácuo, para evitar mofo.