Organização

Como guardar cobertores e edredons após o fim do inverno

Para guardar cobertores e edredons de forma segura, é importante que eles estejam limpos e secos
Para guardar cobertores e edredons de forma segura, é importante que eles estejam limpos e secos

Nos dias mais frios de inverno, é necessário tirar os edredons e cobertores do armário e colocá-los em uso. Mas, quando as temperaturas voltam a subir, muitas pessoas ficam na dúvida sobre qual é a forma certa de guardar esses itens - afinal, caso alguns cuidados não sejam tomados, as colchas podem ficar com cheiro ruim e até mofadas ou empoeiradas com o tempo. Para te ajudar nessa missão, nós separamos dicas de como guardar cobertores e edredons de forma correta. Confira!

Como guardar cobertores e edredons?

Para garantir que os cobertores e edredons da casa fiquem livres de fungos, bactérias e de possíveis manchas, é muito importante tomar certos cuidados com o armazenamento. Para isso, o mais indicado é se ater às seguintes dicas:

Comece lavando e secando os cobertores e edredons

Com o fim do inverno, a primeira coisa que você precisa fazer é recolher os cobertores e fazer uma lavagem caprichada. Caso você guarde os edredons sujos, o tecido ficará com cheiro ruim e atrairá fungos e bactérias (por conta do suor e de outras sujeiras presentes). Por isso, é muito importante lavar todas as peças antes de guardá-las, ok?

Para não cometer erros, confira as instruções de lavagem presentes nas etiquetas dos cobertores, mantas e edredons, prestando atenção em todos os símbolos. Assim, você descobre se é indicado usar amaciante, água quente e produtos específicos. Seguindo as recomendações presentes na etiqueta, pode apostar que fica bem simples!

Depois de lavar todos os cobertores, deixe-os secar bem - de preferência, em um local arejado com sol - para garantir que não fique nenhum ponto úmido. É de suma importância que os edredons e mantas estejam 100% secos antes de guardar, ok?

Higienize os armários e coloque produtos evita mofo

Agora que os cobertores já estão devidamente limpos e secos, chegou a hora de garantir que o local de armazenamento (as prateleiras do armário) também estejam higienizadas e com espaço. Para isso, use uma flanela e uma solução de água + vinagre branco + detergente neutro para desinfetar bem todas as prateleiras internas. Depois, passe um pano seco e deixe as portas do armário abertas para garantir que a parte de dentro seque bem.

Outra dica interessante é equipar as prateleiras com alguns produtos evita mofo que ajudam a atrair a umidade e, assim, protegem os itens ali armazenados. Com o guarda-roupa já limpo você já pode guardar os cobertores!

Use embalagens de plástico a vácuo

A melhor forma de evitar que os edredons, colchas e mantas fiquem mofados e com cheiro ruim a longo prazo é armazená-los em embalagens a vácuo. Dessa forma, eles ficam isolados e menos volumosos (o que também ajuda na hora de organizar). Caso você não tenha uma dessas em casa, uma boa dica é usar sacolas de tecido TNT, que também ajudam a proteger.

Obs.: Nunca use sacolas plásticas comuns para armazenar os edredons, ok? Elas atraem umidade, microrganismos (fungos e bactérias) e são pouco práticas. O ideal é se ater ao saco à vácuo ou de tecido mesmo.

Matérias: Organização

Ver mais