Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Como fazer um aromatizador caseiro para deixar a casa mais cheirosa
Meu Lar 13/04/2021

Como fazer um aromatizador caseiro para deixar a casa mais cheirosa

Quem não gosta de ficar em um ambiente bem limpo e perfumado? Usar produtos de limpeza cheirosos e aromatizantes é uma boa dica para deixar a casa mais convidativa e confortável no dia a dia. A melhor parte é que é possível fazer um perfume caseiro (reaproveitando potes de vidro e usando frutas e especiarias) para colocar em diferentes cômodos. Aqui, nós separamos dicas de como fazer um aromatizador caseiro de forma simples e mais econômica. Essa é uma ótima dica para quem gosta de realizar trabalhos manuais, seguindo a linha DIY, e quer se aventurar no ramo do artesanato para vender produtos e fazer uma renda extra.

Como fazer aromatizador caseiro?

É possível fazer um aromatizador de ambiente caseiro usando poucos ingredientes e até mesmo preparando soluções com laranja, limão, tangerina e cravo, por exemplo. Antes de tudo, você deve definir o tipo de aroma que deseja – algo mais cítrico, doce, amadeirado, floral e por aí vai. Vale destacar que existem essências de lavanda, eucalipto, citronela, hortelã, cedro e outras que podem ser usadas para compor os aromatizantes. Confira as sugestões de preparo que separamos:

Aromatizador de lavanda

Você vai precisar de: 250 ml de álcool de cereais, 65 gotas de óleo essencial de lavanda, 2 palitos de churrasco, 1 pote de vidro reaproveitado (de geleia ou palmito, por exemplo), raminhos de lavanda para decorar (opcional).

Primeiro, coloque o álcool de cereais e o óleo essencial no pote de vidro e agite levemente. Depois, adicione os raminhos de lavanda, os palitos e deixe o aromatizador exposto no ambiente que preferir.

Outra dica interessante é transferir o aromatizante para um borrifador (em vez de colocar no pote de vidro) e, então, espirrar nas roupas de cama, almofadas, cortinas ou sofás, por exemplo. Caso você queira deixar as roupas cheirosas, um bom truque é espirrar essa solução de lavanda no tecido antes de passá-las com ferro quente.

Obs.: O álcool de cereais não deve ser substituído na receita, pois é o principal responsável por garantir durabilidade à essência e, consequentemente, vida útil ao aromatizador.

Aromatizador cítrico de laranja

Você vai precisar de: 500 ml de água, casca de 1 laranja, 3 paus de canela quebrados, 1 colher de chá de cravo, 1 colher de chá de noz-moscada, 1 colher de chá de essência de baunilha, 1 pote de vidro reaproveitado (de geleia ou palmito, por exemplo), 2 palitos de churrasco (ou varetas para aromatizador).

Em uma panela, coloque a água, a casca de laranja, a canela, o cravo, a noz-moscada, a essência de baunilha e deixe ferver. Quando começar a borbulhar, espere 3 minutos e apague o fogo. Transfira a mistura para o pote de vidro, coloque as varetas dentro e prontinho!

Recorra a aromatizadores de ambientes prontos

Caso você não queira preparar um aromatizador de ambiente em casa, é possível recorrer a soluções já prontas, em diferentes tipos de aromas. A Qualitá, por exemplo, dispõe de aromatizantes de citronela, eucalipto e lavanda que são ótimos para perfumar os quartos, a sala e deixar a casa mais agradável. Fica a dica!