Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Como fazer tempero caseiro para usar em qualquer tipo de comida
Guia Culinário 14/09/2021

Como fazer tempero caseiro para usar em qualquer tipo de comida

Você sabia que tem como fazer um tempero caseiro usando diferentes especiarias para incrementar qualquer tipo de comida? A ideia é preparar um mix saboroso e versátil para guardar na geladeira e usar em ocasiões distintas. Assim, você não precisa cortar alho, cebola e outros temperinhos no dia a dia, ganhando mais tempo na cozinha. Ficou interessado? Nós separamos uma receita de tempero caseiro simples e deliciosa que você pode usar de diferentes maneiras. Dá uma conferida!

Como fazer tempero caseiro simples

A melhor parte de fazer um tempero caseiro é que você pode selecionar seus ingredientes preferidos para compor um mix personalizado e saboroso. É possível colocar diferentes tipos de pimenta, pimentões e ervas, por exemplo, criando uma espécie de molhinho de condimentos. Para garantir mais durabilidade à mistura, é sempre importante colocar óleo ou azeite e sal – que também ajudam a dar a consistência certa ao tempero caseiro.

Aqui, nós separamos uma versão mais simples que fica deliciosa com peixes, frangos, carnes vermelhas, receitas de arroz, feijão, risotos, massas, sopas, saladas e outros pratos variados. Mas, caso você tenha mais algum condimento que queira acrescentar ao tempero, fique à vontade!

Você vai precisar de: 1 cebola grande Qualitá, 1 cabeça de alho roxo Qualitá (15 dentes), 1 colher de sopa de sal Qualitá, ½ maço de cheiro-verde Qualitá e 5 colheres de sopa de azeite Qualitá.

Para começar, descasque e corte a cebola em rodelas grossas. Não é necessário cortá-la com precisão, pois ela será posteriormente batida no liquidificador.

Descasque também os alhos – para facilitar, você pode recorrer ao micro-ondas ou amassar os dentes com uma faca antes de descascá-los, o que facilita bastante o processo!

Em um processador ou liquidificador, coloque a cebola e bata até formar uma pasta consistente. Vá adicionando os alhos aos poucos e siga batendo, para que a mistura fique homogênea.

Adicione o sal, o cheiro-verde e bata novamente. Por fim, junte o azeite (importante para conservar o tempero e dar a consistência certa) e bata mais uma vez.

Agora que o tempero está pronto, você deve transferi-lo para um pote de vidro limpo (preferencialmente esterilizado) e bem vedado. Caso você queira reaproveitar algum pote de vidro (de palmito, geleia etc.) lembre-se de lavá-lo muito bem antes do uso, ok?

Esse tempero costuma durar cerca de 1 ou 2 semanas na geladeira. Então, caso você pretenda utilizá-lo por mais tempo, o ideal é colocar uma parte no freezer. Assim, a mistura pode durar cerca de 3 meses.

Saiba como congelar tempero para aumentar sua durabilidade

Para conservar o tempero caseiro no congelador, existem algumas alternativas. A melhor é usar uma forma de gelo limpa para armazenar o tempero em quadradinhos – o que também facilita na hora do uso! Ao congelar dessa forma, você pode tirar um único gelo de tempero por vez à medida que for cozinhando. Outra opção é congelar o tempero em saquinhos, como se fossem sacolés em porções pequenas. Dessa forma, é possível aumentar a validade do tempero e usá-lo sempre que necessário. Bem simples, né?