Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Guia Culinário 29/01/2021

Como fazer temaki skin empanado ou tradicional

Você também faz parte do time que ama comida japonesa e tem vontade de aprender mais sobre a culinária asiática? Em vez de pedir delivery com frequência – que acaba sendo uma alternativa mais cara – que tal experimentar colocar a mão na massa para variar um pouco? O temaki skin, por exemplo, é um tipo de cone envolvido com nori (uma alga marinha desidratada), recheado com arroz cozido e skin (que consiste na pele do salmão grelhado). Além de bem saborosa e nutritiva, essa receita é relativamente fácil de preparar e funciona como alternativa mais elaborada para o almoço ou janta. Aqui, nós preparamos dicas de como fazer temaki skin empanado ou tradicional, para todos os gostos. Confira!

Receita de temaki skin tradicional ou empanado

Para fazer uma receita de temaki skin tradicional, o ideal é apostar no arroz japonês (que exige um modo de preparo específico. Além disso, é necessário ter atenção para lidar com a comida – a pele do salmão, por exemplo, deve ser removida com a faca e frita no azeite para que fique bem saborosa. Dá uma olhada nas nossas sugestões para fazer a versão simples ou empanada:

Você vai precisar de: 1 xícara de arroz japonês, água para lavar, 1 xícara de água para cozinhar o arroz, ½ colher de chá de sal, 1 colher de sopa de vinagre de arroz, 1 colher de sopa de açúcar refinado, 1 peça média de salmão com pele, azeite para fritar, 1 pacote de alga nori, cheiro-verde fresco e picado na hora, cream cheese ou queijo gorgonzola derretido a gosto, farinha de trigo e farinha panko Qualitá para empanar, óleo quente para fritar.

Para começar, você deve cozinhar o arroz japonês. Coloque-o dentro de uma bacia, cubra com água, use a mão para apertar de leve e misturar. Depois escorra a água e repita o processo mais 3 vezes. Assim, os grãos ficam bem limpos e prontos para serem cozidos. Em seguida, coloque 1 xícara de água em uma panela, despeje o arroz japonês dentro (sem precisar colocar sal ou outros temperos) e deixe no fogo alto. Quando começar a ferver, diminua o fogo para o mínimo, deixe a tampa entreaberta e marque 20 minutos. Passado esse tempo, o arroz estará devidamente cozido!

Agora chegou a hora de preparar o tempero do arroz. Para isso, junte em uma tigela o sal, o vinagre de arroz e o açúcar refinado e misture com uma colher. Transfira para uma frigideira antiaderente e deixe no fogo baixo, sem parar de mexer, até que as pedrinhas do açúcar se desmanchem por completo (o que dura de 40 a 60 segundos geralmente). Em seguida, jogue o tempero por cima do arroz já cozido e misture bem com uma colher de pau. Reserve o arroz temperado.

Para preparar o skin (pele de salmão), é necessário seguir alguns truques. Primeiro, você deve usar uma faca grande e bem afiada para cortar a pele bem rente (deixando apenas um pouco da carne do salmão grudada). Deixe a pele apoiada em uma tábua e armazene a carne do salmão ou utilize em outra receita. Para continuar, coloque uma frigideira antiaderente no fogo, com bastante azeite, e deixe esquentar um pouco. Depois, coloque a pele do salmão em cima e deixe fritar dos dois lados, até formar uma casquinha crocante. Depois, transfira o skin para uma tábua e corte-a em tiras.

Agora que o arroz e o skin já estão prontos, chegou a hora de montar o temaki pra valer! Para começar, pegue uma folha de alga nori (que tem um formato quadrado) e, em seguida, dobre-a ao meio, juntando as pontas. Depois, use uma faca para cortar bem na marquinha central – formando, assim, 2 retângulos iguais. Em seguida, pegue um punhado de arroz com uma das mãos e posicione em um dos cantos do retângulo (de modo que metade da superfície da alga fique preenchida com arroz e a outra metade sem nada). Coloque as tiras de skin, uma colher de cream cheese (ou de gorgonzola) e o cheiro-verde picado por cima do arroz.

Para fechar o temaki e deixá-lo no formato certinho de cone, o grande segredo é segurar a ponta inferior esquerda do retângulo (no lado em que fica o arroz e o skin) e levá-la até em cima, no ponto central superior da alga – de modo que o recheio já fique fechadinho. Depois, continue enrolando a alga para fechar. Use uns dois grãos de arroz cozido e pressione-os para que eles funcionem como uma colinha prendendo a alga no final. Prontinho!

Caso você queira fazer uma receita de temaki skin empanado, basta passar o cone (já devidamente montado) primeiro na farinha de trigo e depois na farinha panko. Depois, leve-o para fritar em uma panela com óleo quente e sirva em seguida. Fica uma delícia!

Que tal reaproveitar arroz do dia anterior?

Caso você queira simplificar a receita de temaki skin, a nossa sugestão é reaproveitar sobras de arroz (em vez de cozinhar o japonês) para rechear. Assim, você evita desperdícios e também economiza no preparo – levando em conta que o arroz japonês tende a ser mais caro que o branco comum, por exemplo. Pode apostar que, dessa forma, o temaki também fica bem saboroso!

Veja mais