Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Como fazer sagu de vinho, leite ou uva
Guia Culinário 04/03/2021

Como fazer sagu de vinho, leite ou uva

Muito consumido na região Sul do Brasil, o sagu é um doce gaúcho feito tradicionalmente com fécula de mandioca (em forma de bolinhas) e vinho tinto. Mas você sabia que existem diferentes versões dessa sobremesa? Incrementada com leite condensado ou canela, por exemplo, essa receita fica ainda mais saborosa! E, para te incentivar a preparar o doce por conta própria, nós separamos dicas de como fazer sagu de vinho, leite ou uva – três versões simples e bem docinhas – para servir em reuniões de amigos e familiares. Vale a pena experimentar!

Como fazer sagu de diferentes sabores

Por ser um ingrediente bem versátil e nutritivo, o sagu acaba rendendo ótimas receitas no dia a dia – sendo indicado, inclusive, para servir em festas de São João. Embora a versão feita com vinho tinto seja a mais tradicional, vale a pena apostar em outras igualmente saborosas. Confira o passo a passo que separamos:

1. Sagu de vinho

Se o objetivo é experimentar a versão típica da serra gaúcha, você deve preparar o clássico sagu de vinho – feito basicamente com bolinhas de sagu, cravo, canela, açúcar, água e vinho tinto seco. Além de comer o doce puro, também é possível incrementá-lo com chantilly, sorvete de creme ou até mesmo iogurte no dia a dia. Essa é uma boa dica, inclusive, para quem gosta de fazer combinações mais inusitadas!

Você vai precisar de: 2 xícaras de sagu Qualitá, 5 xícaras de água, 250 ml de vinho tinto seco, 1 ½ xícara de açúcar refinado, 1 pau de canela, 5 cravos.

Para começar, coloque a água, o vinho, a canela e os cravos em uma panela, tampe e leve para ferver. Quando começar a borbulhar, adicione as bolinhas de sagu (não precisa lavar ou deixar de molho antes, pois assim o doce ficará com uma gosminha), diminua o fogo (para médio/baixo) e deixe cozinhar por 25 minutos, mexendo com uma colher de pau de vez em quando. Passado esse tempo, adicione o açúcar, misture e, então, deixe cozinhar por mais 5 minutos. Depois, transfira para um recipiente, deixe esfriar um pouco, mexendo de vez em quando, e prontinho!

2. Sagu de leite

Que tal experimentar uma receita de sagu mais doce e sem bebida alcoólica (feita à base de leite, coco e leite condensado)? Essa é uma versão mais cremosa do doce e fica uma delícia servida com paçoca picada. Vale a pena experimentar!

Você vai precisar de: 2 xícaras de sagu Qualitá, 1,5 litro de leite, 1 lata de leite condensado Qualitá (395 g), 1 caixa de creme de leite Qualitá (200 g), 50 g de coco ralado fresco.

Para começar, coloque o sagu em um recipiente, despeje o leite por cima (apenas o suficiente para cobrir) e deixe de molho por 1 hora, para hidratar as bolinhas. Passado esse tempo, transfira a mistura para uma panela, adicione o resto do leite e deixe cozinhar em fogo médio por 15 minutos, mexendo sempre com uma colher de madeira.

Passado esse tempo, adicione o leite condensado e deixe cozinhar por mais 5 minutos. Depois, apague o fogo, acrescente o creme de leite, o coco ralado e mexa bem. Transfira para um refratário de vidro e, até esfriar, lembre-se de mexer de vez em quando – para não correr o risco de as bolinhas grudarem no fundo. Sirva o doce gelado.

3. Sagu de uva

Caso você queira fazer um sagu tradicional (mas sem bebida alcoólica), a melhor dica é recorrer ao suco de uva. Esse ingrediente funciona como substituto do vinho tinto e também concede um sabor interessante ao doce. Para incrementá-lo, basta apostar na combinação de cravo e canela, que não tem erro!

Você vai precisar de: 2 xícaras de sagu Qualitá, 2,5 litros de água, 1 pau de canela, 5 cravos-da-índia, 1,5 litro de suco de uva, 2 colheres de sopa de açúcar (opcional).

Para começar, coloque 2 litros de água, a canela e os cravos em uma panela no fogo e espere ferver. Quando começar a borbulhar, adicione o sagu, diminua o fogo, e deixe cozinhar por 25 minutos. Passado esse tempo, adicione mais 500 ml de água (já fervida) para deixar o caldo menos espesso. Mantenha o fogo baixo e mexa por mais 10 minutos.

Em seguida, passe o sagu no escorredor, tire o pau de canela, os cravos e coloque o sagu sem a água novamente na panela. Adicione o suco de uva e leve para ferver no fogo médio. Quando começar a borbulhar, diminua o fogo, adicione, se quiser, o açúcar e marque mais 5 minutos, mexendo sempre. Depois espere esfriar um pouco e sirva o doce em tacinhas. Você pode colocar um pouco de iogurte, leite condensado ou até mesmo um creme de frutas para acompanhar. Fica uma delícia!

Veja mais