Alimentação

Como fazer rim de boi em casa sem mistérios

Para fazer rim de boi em casa sem mistérios, a dica caprichar na limpeza do miúdo e preparar uma boa marinada
Para fazer rim de boi em casa sem mistérios, a dica caprichar na limpeza do miúdo e preparar uma boa marinada

Se você é fã de miúdos, é bem possível que já tenha ouvido falar do rim de boi por aí. Apreciado pela gastronomia francesa e italiana, a carne é um exemplo de miúdo suculento e extremamente nutritivo! Além de ser uma excelente fonte de ferro e um bom alimento para anemia, ele vai bem em ensopados, cozidos e petiscos, podendo ser preparado de diferentes formas em casa. Quer aprender como fazer rim de boi? Dá uma olhada nas dicas da matéria!

Aprenda como fazer rim de boi em casa sem mistérios

Para fazer o rim de boi em casa e deixar a carne bem suculenta, a primeira dica é fazer uma limpeza caprichada para retirar o máximo possível de gordura e nervos da carneFaça isso com uma faca bem afiada e pequena para se atentar aos detalhes e tome cuidado para não se cortar durante o processo. Depois de limpar a carne, siga o passo a passo da receita!

Você vai precisar de: 1 kg de rim bovino, 1 xícara de vinagre branco, 2 limões, 3 dentes de alho fatiados (para a marinada), 2 folhas de louro, 1 xícara de vinho branco (opcional), coentro, cheiro-verde ou alguma outra erva fresca de sua preferência a gosto, 2 dentes de alho (para refogar), 1/2 tomate, sal, pimenta-do-reino e azeite (ou óleo) para fritar.

Primeiro, corte o rim de boi em pedaços (ou tiras) menores para que ele pegue o gosto da marinada e fique bem temperado na hora do preparo. Em um bowl, coloque o vinagre, o suco dos limões, os dentes de alho, o louro, a xícara de vinho branco e uma pitada de sal. Deixe a carne marinando por pelo menos 1 hora.

Em seguida, pique um pouco de coentro e cheiro-verde frescos, pique o restante dos dentes de alho e corte o tomate em cubinhos. Em uma frigideira já aquecida, despeje um pouco de azeite e refogue o rim de boi com o alho, acrescentando também os outros ingredientes picados quando o alho estiver douradinho. Finalize temperando com mais um pouco de sal e pimenta-do-reino e, caso seja necessário, acrescente um pouco de água (ou vinho branco) para ajudar a cozinhar a carne.

Rim de boi pode ser usado para preparar ensopados, cozidos e petiscos

O rim de boi costuma ser a proteína principal de ensopados, guisados e cozidos. Por isso, uma boa dica depois de refoga-lo na frigideira é preparar o miúdo com diferentes legumes, como cenoura, chuchu e vagem. Basta cozinhá-lo junto com os legumes e o caldo do refogado em uma panela ao fogo baixo. Para prepará-lo como um petisco, a dica é intercalar o miúdo com fatias de pimentão e cebola distribuídas em um espeto de churrasco. Depois é só levar para a brasa!

Matérias: Alimentação

Ver mais