Alimentação

Como fazer refrigerante caseiro e variar no preparo da bebida

Para fazer receitas saborosas de refrigerante caseiro, basta usar água com gás e variar na combinação de frutas, como limão, laranja e frutas vermelhas
Para fazer receitas saborosas de refrigerante caseiro, basta usar água com gás e variar na combinação de frutas, como limão, laranja e frutas vermelhas

Refrescante, docinho e bem fácil de preparar. O refrigerante caseiro, feito basicamente com frutas, especiarias e água com gás, é uma ótima opção para hidratar o corpo e afastar o calor nos dias mais quentes. Essa é uma boa dica, inclusive, para quem quer diminuir o consumo de açúcar e variar mais no preparo das bebidas (em vez de beber um refrigerante comum, por exemplo). Para te incentivar a colocar a mão na massa, nós separamos dicas de como fazer refrigerante caseiro de diferentes sabores. Dá uma olhada!

Como fazer refrigerante caseiro de diferentes formas?

Para preparar diferentes versões de refrigerante caseiro, a nossa principal dica é ser criativo na combinação de frutas e especiarias. Para conceder o gás característico da bebida, o ideal é usar água com gás ou tônica - que deixam o resultado mais saboroso e harmonizar bem com diferentes frutas. Confira algumas sugestões de receitas:

Refrigerante de limão

Considerado uma versão bem refrescante e simples de fazer, o refrigerante caseiro de limão não leva muitos ingredientes, tem alto teor de vitaminas e ajuda bastante a hidratar o corpo. Aqui, a nossa dica é também colocar raspas da casca da fruta para saborizar melhor.

Você vai precisar de: 2 limões, 1 litro de água com gás, açúcar e pedras de gelo a gosto.

Para começar, você deve espremer bem o sumo do limão, coar e reservar. Em uma jarra grande, coloque toda a água com gás, adicione o sumo do limão, o açúcar a gosto e mexa bem. No final, acrescente as pedras de gelo e sirva com rodelas de limão no copo. Bem simples, né?

Refrigerante de laranja

Assim como o limão, a laranja é uma fruta cítrica que rende bebidas bem saborosas e refrescantes para o verão. Para fazer um refrigerante caseiro mais incrementado, a nossa dica é utilizar não apenas o suco da fruta, mas também um pouco de cenoura. Fica bem delicioso!

Você vai precisar de: 6 laranjas, 1 cenoura média picada, 1,2 litro de água com gás, açúcar e pedras de gelo a gosto, sumo de ½ limão (opcional).

Primeiro, esprema todas as laranjas, para tirar o suco, coe o líquido e transfira para o liquidificador. Adicione a cenoura picada, o sumo de limão (opcional) e bata por alguns minutos, até formar uma mistura homogênea. Coe novamente o líquido e transfira para uma jarra. Por fim, adicione a água com gás na mistura e mexa bem. Na hora de servir, adicione o açúcar e as pedras de gelo a gosto.

Refrigerante de frutas vermelhas

Que tal fazer um refrigerante gourmet (mais elaborado) usando frutas vermelhas? Essa é uma boa dica, inclusive, para quem gosta de sabores mais exclusivos. Aqui, nós separamos a sugestão de uma receita com morango, amora e framboesa que fica dos deuses!

Você vai precisar de: 50 g de morangos picados, 50 g de amoras picadas, 50 g de framboesa picada, folhas de hortelã a gosto, 200 ml de água mineral, 1,2 litro de água com gás, açúcar e gelo a gosto.

Para preparar, coloque o morango, a amora, a framboesa e as folhas de hortelã no liquidificador junto com 200 ml de água. Bata por alguns minutos, coe (opcional) e reserve. Despeje a água com gás em uma jarra, adicione a mistura de frutas, o açúcar e mexa bem. Na hora de servir, capriche nas pedras de gelo e prontinho!

Matérias: Alimentação

Ver mais