Alimentação

Como fazer pipoca doce simples que derrete na boca

Fazer uma pipoca doce simples caseira que derrete na boca é simples: basta usar os ingredientes que já fazem parte da sua despensa - como açúcar, manteiga e achocolatado
Fazer uma pipoca doce simples caseira que derrete na boca é simples: basta usar os ingredientes que já fazem parte da sua despensa - como açúcar, manteiga e achocolatado

Com um gostinho especial de açúcar caramelizado, a pipoca doce é um dos sabores preferidos entre os apaixonados pelo lanche! Não é à toa que ela chega a competir com o clássico sabor amanteigado da pipoca de cinema. A boa notícia é que prepará-la em casa e fazer a sua própria versão do lanche caseiro não tem nenhum mistério, você só vai precisar de alguns ingredientes que já fazem parte da sua despensa - como açúcar, manteiga e achocolatado. Para te ajudar a fazer uma pipoca doce simples (que derrete na boca!), nós preparamos um passo a passo especial!

Como fazer pipoca doce simples que derrete na boca?

Você vai precisar de: 1 xícara (chá) de milho para pipoca, 4 colheres (sopa) de açúcar, 4 colheres (sopa) de água filtrada, 3 colheres (sopa) de óleo - ou 2 colheres (sopa) de manteiga com sal - e 2 colheres (sopa) de chocolate em pó (opcional).

Primeiro, coloque os ingredientes na pipoqueira: despeje o milho, o açúcar, a água filtrada, o óleo (ou a manteiga) e o achocolatado. Em seguida, ligue o fogo em temperatura baixa e misture tudo com uma colher de madeira ou de silicone (não use uma colher de inox pois isso pode interferir no sabor do açúcar).

A ideia é fazer com que a mistura comece a caramelizar junto com a pipoca, então você pode mexer bastante até levantar fervura (demora mais ou menos uns 5 minutinhos). Quando começar a caramelizar, aumente para o fogo médio. No momento em que a pipoca estourar, tampe a panela e continue mexendo com a própria pipoqueira até estourar completamente.

Obs.: Você também pode caramelizar o açúcar separadamente e, depois, acrescentar a mistura à pipoca pronta: basta colocar a mesma quantidade de milho de pipoca em um saco de pão (sem parte plástica), fechar o saquinho (deixando um espaço para a pipoca crescer) e levar ao micro-ondas por mais ou menos 3 minutos na potência máxima. Se parar de estourar antes do tempo, tire a pipoca do micro-ondas para não queimar!

Enquanto isso, ponha o açúcar na panela (sem usar óleo nem manteiga), ligue o fogo bem baixinho e despeje o chocolate em pó + a manteiga somente quando começar a caramelizar. Para evitar que o caramelo grude na boca, acrescente também 1 colher (chá) de bicarbonato de sódio. Por fim, é só misturar tudo com uma colher, desligar o fogo e acrescentar a pipoca.

Que tal fazer uma pipoca doce colorida?

Para sair da mesmice e preparar o lanche de maneira diferente, que tal apostar em uma pipoca doce colorida? Além de ser uma opção criativa, deixar os grãos coloridos é mais simples do que parece. Basta usar corantes líquidos comestíveis com as cores de sua preferência na hora do preparo e misturar com todos os outros ingredientes.

Matérias: Alimentação

Ver mais