Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Como fazer petit gateau? As dicas para não errar no preparo da sobremesa
Guia Culinário 27/02/2020

Como fazer petit gateau? As dicas para não errar no preparo da sobremesa

O petit gateau é uma daquelas sobremesas para ninguém botar defeito! Completamente assado por fora e com uma textura supercremosa e macia por dentro, alguns o consideram uma espécie de “acidente culinário”. Mas a verdade é que não assá-lo por inteiro foi um dos grandes acertos da gastronomia. Afinal, é muito difícil encontrar alguém que consiga resistir ao docinho. E para que você consiga aprender a fazer o tradicional petit gateau francês sem errar no preparo da sobremesa, nós preparamos um passo a passo tão especial quanto o próprio doce. Se liga!

Primeiro, separe os ingredientes da receita de petit gateau

Para fazer um petit gateau perfeito, deliciosamente recheado pelo creme de chocolate, é muito importante ter a proporção certa de ingredientes. Anota aí:

200 g de chocolate meio amargo em barra

½ xícara (chá) de manteiga sem sal (mais ou menos 2 colheres de sopa)

½ xícara (chá) de açúcar

2 colheres (sopa) de farinha de trigo peneirada

2 ovos inteiros

2 gemas

Forma de silicone para mini bolinhos (ou para empadinhas)

Obs.: Se você quiser ter mais praticidade e poupar um bom tempo na cozinha, aposte em uma mistura pronta para petit gateau.

Dica: Você também pode “rechear” o bolinho com doce de leite. Mesmo que essa não seja a receita original, fica com uma delícia!

Comece derretendo o chocolate e a manteiga em banho-maria

Primeiro, utilize a técnica “banho-maria” para derreter o chocolate junto com a manteiga sem queimar. Basta encher uma panela com água (mais ou menos até a metade), colocar os ingredientes – cortados em pequenos pedaços – em uma outra tigela menor do que a panela (para que ela entre em contato com a água), ligar o fogo baixo e esperar a água esquentar. Conforme a manteiga e o chocolate forem derretendo, misture-os delicadamente.

Depois, faça a massa do petit gateau

Para preparar a massa do petit gateau, bata os ovos, as gemas e o açúcar na batedeira até formar uma mistura homogênea. Adicione o chocolate derretido e a farinha de trigo e misture bem com a ajuda de uma espátula.

Em seguida, preaqueça o forno a 200°C por pelo menos 5 minutos, unte a forma de silicone com manteiga, polvilhe um pouco de farinha por cima (para untar), e despeje toda a massa. Os bolinhos devem assados em fogo alto, de 6 a 10 minutos (até crescerem), e desenformados ainda quentes.

Dica: Sirva o bolinho logo depois do preparo e prepare uma cobertura de chocolate a parte para decorar o prato.

Tradicional petit gateau é servido com sorvete de creme

O clássico acompanhamento do petit de gateau é a bola de sorvete de creme. Mas você também pode incrementar a sobremesa com outros sabores de sorvete que combinem com o bolinho – como o de flocos, o de frutas e o de coco.