Alimentação

Como fazer pasta americana? Aprenda a decorar bolos com a ajuda dessa massa moldável

Depois de  fazer a pasta americana , você deve posicioná-la em cima do bolo, alisá-la com as mãos tanto no topo quanto nas laterais e, então, usar um alisador para tirar possíveis ondas e prender melhor a cobertura
Depois de fazer a pasta americana , você deve posicioná-la em cima do bolo, alisá-la com as mãos tanto no topo quanto nas laterais e, então, usar um alisador para tirar possíveis ondas e prender melhor a cobertura

Também chamada de glacê mármore ou fondant, a pasta americana é um tipo de cobertura bem lisa e consistente, muito usada para cobrir ou modelar bolos e cupcakes. Feita geralmente com açúcar impalpável (ainda mais fino que o açúcar de confeiteiro), essa pasta é geralmente usada por confeiteiros profissionais, pois exige um manuseio mais habilidoso. A boa notícia é que, depois de aprender a prepará-la e usá-la nos doces, fica cada vez mais fácil fazer decorações de bolo mais bonitas e criativas. Aqui, nós separamos dicas de como fazer pasta americana usando os melhores ingredientes. Confira!

Afinal, como fazer pasta americana?

Para não errar no preparo da pasta americana, o mais importante é ter atenção com a proporção dos ingredientes e seguir alguns truques para bater e posteriormente colocá-la em cima do bolo. Vale destacar, ainda, que o fondant exige alguns ingredientes específicos (como glucose e gelatina incolor) para atingir a consistência correta. Confira o passo a passo que separamos:

Você vai precisar de: 1 kg de açúcar impalpável, 1 sachê de gelatina incolor Qualitá (12 g), 5 colheres de sopa de água gelada, 100 g de glucose de milho, 7 colheres de sopa de gordura vegetal (ou 100 g de manteiga derretida), 1 colher de sopa de aroma de baunilha transparente.

Para começar, você deve hidratar a gelatina incolor. Coloque o pozinho em uma vasilha, adicione 5 colheres de sopa de água gelada e misture bem, até formar uma mistura homogênea. Espere 5 minutos para que a gelatina absorva bem o líquido e fique concentrada. Passado esse tempo, coloque a vasilha no micro-ondas por 20 segundos (ou aqueça em banho-maria) para que ela volte a ficar mais líquida. Reserve.

Coloque a glucose em um recipiente e leve-a para derreter um pouco no micro-ondas (durante 20 segundos). Em seguida, misture-a com a gelatina hidratada. Adicione a gordura vegetal (ou a manteiga derretida), o aroma de baunilha transparente e misture bem com uma colher. Em uma bacia grande, coloque 850 g de açúcar impalpável peneirado. Adicione a mistura de líquidos e siga mexendo bastante até que a pasta fique homogênea.

Transfira a pasta para uma bancada lisa e limpa, polvilhada com um pouco de açúcar impalpável peneirado, para não correr o risco de grudar. Siga sovando com as mãos, para evitar a formação de bolhas de ar, até que a massa fique bem lisa e com boa elasticidade. No final, a pasta deve estar consistente e bem homogênea, sem grudar nas mãos. Caso ela ainda esteja um pouco grudenta, vá adicionando 50 g do açúcar impalpável peneirado aos poucos.

Vale destacar que, dependendo da temperatura ambiente, pode ser que a massa precise de mais açúcar. Por isso, em alguns casos, é preciso adicionar mais um pouco mais do ingrediente, até que a mistura atinja a consistência certa. Por fim, deixe a pasta americana em formato de bola e use um rolo de cozinha para esticá-la na bancada - assim, ela abre em um formato redondo. Prontinho, já pode usar para decorar o bolo!

Como usar pasta americana?

Se você está com dúvidas sobre como colocar pasta americana no bolo, aqui vai uma dica de ouro: o segredo é borrifar um pouquinho de água no doce (caso a cobertura do bolo seja de ganache endurecida, por exemplo) ou até mesmo usar um pouco de doce de leite ou brigadeiro para colar a pasta na estrutura do bolo.

Posicione o fondant de forma centralizada no topo do bolo e, logo em seguida, passe a palma da mão nessa parte de cima, massageando e alisando bastante (para garantir que a pasta prenda bem no topo do bolo). Em seguida, passe a palma da mão nas laterais, para deixar a pasta bem esticada, sem nenhuma curva. Para auxiliar nesse processo, o ideal é usar um alisador de pasta americana, que ajuda a garantir que toda a cobertura fique bem presa. No final, basta usar uma faquinha para cortar as sobras de pasta que ficam embaixo e pronto!

Matérias: Alimentação

Ver mais