Alimentação

Como fazer para o macarrão não grudar? As dicas para soltar a massa e temperá-la em seguida

Mexer a massa com colher de pau ou utensílio de silicone é uma das  dicas para o macarrão ficar soltinho
Mexer a massa com colher de pau ou utensílio de silicone é uma das dicas para o macarrão ficar soltinho

Começou na cozinha há pouco tempo e quer saber como fazer para o macarrão não grudar? Esse é um erro comum que pode ser resolvido facilmente! A massa está na lista de alimentos não perecíveis mais consumidos devido a facilidade de preparo. Prova disso é que, com certeza, você já preparou macarrão naqueles dias em que não sabia o que fazer para o almoço, não é? Para melhorar ainda mais as habilidades no preparo de massas, veja agora como cozinhar macarrão para ficar soltinho e sem grudar!

Use uma panela grande e larga para preparar a massa

Panelas pequenas costumam fazer com que a massa do macarrão fique grudada pela falta de espaço para se movimentar. Por isso, o primeiro passo para fazer macarrão sem grudar e bem soltinho é optar por panelas grandes e largas que facilitem a movimentação e o manuseio do alimento, principalmente se você está lidando com o preparo de uma massa fresca.

Adicione 1 litro de água a cada 100 gramas de macarrão

Mais do que uma panela espaçosa, também é necessário ter uma boa quantidade de água para cobrir o macarrão. O mais indicado é adicionar 1 litro de água a cada 100 gramas de massa. Assim, o macarrão ficará bem coberto e ainda terá espaço para se movimentar sem grudar. Você pode reaproveitar a água do cozimento de diferentes formas.

Coloque mais sal em vez de óleo ou azeite na água

Acrescentar óleo ou azeite de oliva na água de preparo do macarrão é uma etapa bem comum no cozimento de qualquer tipo de massa. Porém, essa prática não é a solução para descobrir como fazer macarrão sem grudar!

A sugestão é adicionar mais sal na água, do tipo que você preferir. Acrescente uma ou duas colheres de sopa do condimento ao preparo para auxiliar na separação do macarrão - além de dar um sabor ótimo ao alimento. O sal não é absorvido pela massa, então pode ficar tranquilo que o prato não vai ficar muito salgado, apesar do aumento do tempero.

Obs: se você pretende realizar uma receita com molho, é melhor evitar o uso do óleo ou do azeite de oliva. A gordura dificulta a aderência dos molhos à massa.

Deixe a água ferver antes de adicionar o macarrão na panela

É fundamental que a água esteja fervendo antes de adicionar o macarrão na panela. Quando a massa é levada ao cozimento fora da temperatura ideal, ela tende a ficar pegajosa. Então, certifique-se de deixar a água no fogo até levantar fervura e, apenas depois disso, adicione o macarrão.

Mexa com uma colher de pau ou utensílio de silicone para soltar a massa

Utensílios são muito bem-vindos durante o preparo do macarrão, principalmente os de silicone ou a famosa colher de pau, que tem diversas utilidades. Use para mexer bem a massa ainda durante o cozimento para soltá-la completamente. O ideal é mexer somente uma vez ou outra, para evitar que o macarrão fique grudento.

Finalize o preparo do macarrão com diferentes molhos e temperos

Após tirar a massa do fogo e escorrer o macarrão, chegou a hora de caprichar no tempero! Há diversas maneiras de se temperar massas: você pode escolher entre variadas opções de molhos versáteis, como bolonhesa, quatro queijos ou pesto. Também é possível usar azeite de oliva, mix de pimentas e temperos de ervas para dar mais sabor à receita. Depois, é só aproveitar!

Matérias: Alimentação

Ver mais