Alimentação

Como fazer orelha de porco: 5 receitas para se deliciar com essa carne

Use a orelha de porco para incrementar o feijão junto com outras carnes - fica uma delícia!
Use a orelha de porco para incrementar o feijão junto com outras carnes - fica uma delícia!

Incluir carnes diferentes na sua rotina de alimentação pode ser muito benéfico, sabia? Muitas vezes, as pessoas se atêm apenas aos tipos de cortes mais comuns (como alcatra, contrafilé, costela e picanha) e se esquecem de preparar receitas com miúdos, que são alimentos altamente nutritivos. A orelha de porco, por exemplo, é bem saborosa, rica em vitaminas e minerais e pode ser usada no preparo de petiscos, receitas de feijoadas, ensopados e picadinhos. Para que você se anime a adicionar esse alimento à sua dieta, nós separamos 5 receitas com orelha de porco que ficam bem saborosas. Confira!

1. Orelha de porco frita

Para começar, nada melhor que um bom petisco de orelha de porco frita feito com diferentes temperos. O segredo é cozinhar a carne antes na panela de pressão - para que ela fique bem macia - e só depois fritar no óleo quente.

Você vai precisar de: 2 orelhas de porco bem limpas, 3 dentes de alho amassados, 1 cebola picada, azeite, ½ limão, sal, pimenta-do-reino a gosto, leite, farinha de rosca, óleo para fritar.

Para começar, comece dourando o alho e a cebola na panela de pressão com um pouco de azeite. Em seguida, acrescente as orelhas de porco, misture um pouco, adicione o sumo do limão, o sal, a pimenta-do-reino a gosto (para dar mais sabor) e, então, coloque água até cobrir. Deixe a carne cozinhar na pressão por cerca de 25 minutos (até que as orelhas fiquem macias) e, depois, tire-as do fogo. Em seguida, corte as orelhas em tiras e deixe-as no congelador por pelo menos 1 hora. Depois, passe os pedaços em uma tigela com um pouco de leite, em seguida na farinha de rosca e, então, frite em uma panela com óleo quente. Essa é uma ótima dica de aperitivo!

2. Orelha de porco no feijão

Tem coisa melhor que preparar uma feijoada com diferentes tipos de carnes? Colocar orelha de porco no feijão é uma boa dica para quem quer tornar o prato mais nutritivo e saboroso. Você também pode caprichar em alguns temperos (como cheiro-verde) que não tem erro!

Você vai precisar de: 400 g de feijão preto. 100 g de orelha de porco cortada em tiras, 100 g de carne-seca cortada em cubos, 1 linguiça calabresa cortada em rodelas, 2 cebolas pequenas picadas, 5 dentes de alho amassados, azeite, 1 pimenta dedo-de-moça, 1 folha de louro.

Para começar, você deve limpar bem a orelha de porco com limão e deixar o feijão de molho por pelo menos 8 horas (para eliminar os antinutrientes). Depois, coloque o feijão na panela de pressão, coloque a folha de louro, a pimenta, um pouco de sal e cubra com água. Coloque no fogo e, quando começar a chiar, espere 25 minutos.

Em uma outra panela de pressão, coloque as carnes (a orelha de porco, a carne-seca e a linguiça), cubra com água e deixe cozinhar por 30 minutos na pressão. Quando o feijão estiver cozido, adicione as carnes com um pouco da água do cozimento. Em uma frigideira, refogue o alho e a cebola com um pouco de azeite e, depois, acrescente ao feijão. Sirva com arroz e couve que não tem erro!

3. Orelha de porco acebolada na frigideira

Outra dica interessante para comer orelha de porco no dia a dia é apostar no refogado com cebola, que costuma combinar com a maioria das carnes. Coloque uma pimenta para valorizar e prontinho!

Você vai precisar de: 2 orelhas de porco, 2 cebolas médias picadas, 4 dentes de alho amassados, 1 tomate grande picado, azeite, sal, ½ limão, 1 folha de louro, sal, pimenta-do-reino e cheiro-verde a gosto.

Coloque as orelhas de porco em uma panela de pressão, esprema o limão por cima, coloque um pouco de sal, a folha de louro e cubra com água. Deixe cozinhando e, quando começar a chiar, espere 30 minutos (ou até a carne ficar macia). Quando as orelhas estiverem cozidas, retire-as da panela e corte-as em tiras. Em uma frigideira, refogue o alho e a cebola com um pouco de azeite e, então, acrescente a carne. Coloque o tomate picado (sem sementes), acrescente o cheiro-verde, a pimenta-do-reino e o sal a gosto e, então, misture tudo. Fica uma delícia!

4. Ensopado de orelha de porco com batatas

A clássica receita de ensopadinho com batatas também fica deliciosa com orelhas de porco, sabia? Essa é uma boa alternativa para quem quer variar no cardápio diário e, ao mesmo tempo, manter uma dieta nutritiva.

Você vai precisar de: 2 orelhas de porco, 3 batatas médias descascadas e cortadas em rodelas, 1 cebola média picada, 4 dentes de alho amassados, azeite, 300 g de molho de tomate Qualitá, sal, pimenta dedo-de-moça e cheiro verde a gosto.

Comece colocando as orelhas de porco (já limpas com limão) em uma panela de pressão com um pouco de sal, cubra com água e coloque para cozinhar. Quando a panela começar a chiar, marque cerca de 30 minutos. Em uma panela grande, coloque o azeite, a cebola, o alho e refogue por uns minutos. Em seguida, acrescente as batatas cortadas, o molho de tomate e, então, as orelhas de porco já cozidas. Coloque pelo menos 1 pimenta dedo-de-moça e deixe tudo cozinhando por mais uns 20 minutos. Acrescente neste tempo mais sal, se necessário, e cheiro-verde a gosto. Quando ficar pronto, sirva com arroz branco e salada.

5. Salada de orelha de porco

Você já pensou em preparar uma salada com orelha de porco? Neste caso, basta cozinhar a carne e depois acrescentar os vegetais de sua preferência - fica uma delícia e é uma opção bem nutritiva para o almoço.

Você vai precisar de: 2 orelhas de porco, ½ limão, 2 cebolas médias picadas, 4 dentes de alho amassados, ½ pimentão verde, azeite, 3 colheres de sopa de vinagre, sal, cheiro-verde, coentro, pimenta e azeitonas pretas a gosto.

Para preparar, comece cozinhando as orelhas de porco (já limpas com limão) em uma panela de pressão - basta colocar um pouco de sal, cobrir com água e deixar cozinhar por cerca de 30 minutos. Quando a carne estiver cozida, corte-a em cubos e deixe em um recipiente. Acrescente a cebola picada, o alho amassado, o pimentão (picado em cubos pequenos) e os outros ingredientes a gosto. Misture tudo e prontinho!

Matérias: Alimentação

Ver mais