Fun

Como fazer massinha de modelar caseira para divertir as crianças

Para fazer massinha de modelar caseira, você vai precisar de farinha, sal, água, óleo de cozinha e corantes comestíveis
Para fazer massinha de modelar caseira, você vai precisar de farinha, sal, água, óleo de cozinha e corantes comestíveis

Para se divertir com as crianças e propor atividades divertidas nem sempre é necessário sair de casa, sabia? Existem diversas formas - como fazer brincadeiras de mímica, adivinhação, jogos de tabuleiro ou cozinhar receitas simples (como cookies ou brownies) - de entreter os pequenos dentro de casa, basta ter um pouquinho de criatividade! Fazer massinha de modelar caseira, em especial, é uma das atividades preferidas das crianças, e olha que nem dá muito trabalho. A melhor parte, inclusive, é que dá para preparar massinhas apenas com ingredientes comestíveis - assim, o seu filho pode brincar sem correr o risco de se intoxicar. Aqui, nós separamos dicas de como fazer massinha de modelar caseira à base de farinha de trigo. Dá uma olhada!

Como fazer massinha de modelar caseira?

A principal dica para fazer uma massinha de modelar segura e no ponto certo é recorrer apenas a ingredientes comestíveis (como farinha e sal), atentar às proporções e lembrar de mexer bem a massa com as mãos até que ela fique bem macia (e não quebradiça). A boa notícia é que você não precisa de muitos ingredientes e, além disso, a massa é bem rápida de preparar.

Você vai precisar de: 2 copos americanos de farinha de trigo, ½ copo de sal, 1 copo de água filtrada, 1 colher de sopa de óleo de cozinha, 3 corantes alimentícios líquidos das cores que você preferir.

Para começar, uma boa dica é vestir uma roupa velha (afinal, você pode acabar se sujando com os corantes) e forrar o ambiente de trabalho com um saco grande para não correr o risco de manchar a mesa/ o chão/ a bancada ou qualquer outro lugar em que você esteja.

Em seguida, pegue uma bacia, coloque a farinha, o sal, a água filtrada e mexa tudo com as mãos. Caso necessário, coloque mais um pouquinho de água para que a massa não fique quebradiça. O segredo é revolver bem a massa, amassar com os dedos, sovar e garantir que ela fique em uma boa consistência. Depois, acrescente o óleo, mexa primeiro com uma colher e, depois, volte a trabalhar a massa com as mãos. Neste ponto, caso você julgue necessário, adicione mais um pouco de farinha e mexa novamente.

Chegou a hora de acrescentar os corantes para deixar a massinha bem colorida! Comece dividindo a massa em 3 partes iguais, faça uma bolinha com cada uma delas, amasse levemente uma parte com o polegar, despeje um pouco do corante e vá misturando com as mãos. A ideia é que você vá acrescentando o corante aos poucos até atingir a tonalidade que você deseja. Prontinho!

Que tal preparar a massinha de modelar junto com a criança?

Para tornar esse momento mais divertido, uma boa dica é preparar a massinha junto com a criança. Assim, ela também participa do processo de criação e já inicia a brincadeira antes mesmo de a massa ficar pronta. Apenas lembre-se de vestir o pequeno com uma roupa velha - assim, caso ele se manche com o corante, você não terá muita dor de cabeça com a lavagem depois.

Obs.: Vale destacar que é fundamental usar corante alimentício na receita. Algumas pessoas optam por usar tinta guache - no entanto, neste caso, a massinha deixa de ser comestível para a criança. Outro ponto interessante é que existem corantes de diferentes tipos - líquidos, em gel ou em pó, por exemplo. Você pode usar qualquer um dos três na receita, fica por sua conta!

Matérias: Fun

Ver mais