Alimentação

Como fazer massa de pastel caseiro

Para fazer uma  massa de pastel caseiro  bem crocante, basta usar farinha de trigo, sal e água - deixe a massa bem fininha, coloque o recheio de sua preferência, feche com um garfo e frite
Para fazer uma massa de pastel caseiro bem crocante, basta usar farinha de trigo, sal e água - deixe a massa bem fininha, coloque o recheio de sua preferência, feche com um garfo e frite

Você sabia que é possível fazer uma massa de pastel caseiro usando apenas 3 ingredientes? Essa é uma alternativa mais econômica, simples e saborosa para fazer uma comida de boteco em casa. Tradicional da culinária brasileira, o pastel tem uma massa fina, bem crocante, é rápido de preparar e ainda pode ser recheado com diferentes ingredientes e temperos - queijo, carne moída, frango com catupiry, creme de camarão, mix de queijos com ervas, carne com ovo e até mesmo opções doces (como ganache de chocolate e banana com canela). Aqui, nós separamos dicas de como fazer massa de pastel caseiro para você rechear da forma que preferir. Uma boa dica é servir mini pastéis como aperitivos em festas, encontros com os amigos ou até mesmo usar a receita para vender. Fica por sua conta!

Receita de massa de pastel caseiro

Preparar uma massa caseira de pastel é uma tarefa mais barata e simples do que muita gente pensa - apenas com farinha de trigo, sal e água (nas proporções certas) é possível fazer uma massa crocante, na consistência perfeita! Confira o nosso passo a passo para não cometer erros:

Você vai precisar de: 2 xícaras de farinha de trigo, ½ colher de chá de sal, 160 ml de água.

Em uma bacia grande, coloque a farinha de trigo, adicione o sal e misture levemente com a mão. Em seguida, acrescente a água e comece a misturar bem os ingredientes, até que a massa fique homogênea (com toda a farinha bem agregada). Transfira a massa para uma bancada limpa e, então, comece a sovar bem, por pelo menos 15 minutos. A ideia é que a massa fique completamente lisa, mais elástica e sem grudar mais nos dedos.

Deixe a massa em formato de bola, coloque-a dentro da bacia novamente e cubra com um pano de prato. Espere cerca de 20 minutos para que ela cresça um pouco. Passado esse tempo, polvilhe um pouco de farinha de trigo na bancada, posicione a massa em cima e, com a ajuda de um rolo, comece a abri-la. Para que o pastel fique crocante, o ideal é que você abra bem a massa para que ela fique fina (deixe-a em uma espessura entre 0,5 e 0,7 mm). Depois de abrir bem a massa, use uma forma redonda para cortar e, assim, formar círculos padronizados.

Agora chegou a hora de rechear! Para facilitar esse processo, molhe a ponta do indicador e passe nas bordas da massa (o que ajuda na hora de colá-la). Coloque o recheio bem no meio da massa e, depois, feche o pastel. Use um garfo para prender bem as pontas e deixar a marca registrada do pastel. Em seguida, você pode congelar os pastéis para fritá-los mais tarde ou então aquecer uma panela com óleo e já prepará-los. O resultado fica supercrocante, pode apostar!

Faça diferentes recheios para pastel

Caso você queira vender pastéis para fazer uma renda extra, o ideal é apostar em uma grande variedade de recheios. Por isso, antes de iniciar o negócio, a nossa dica é fazer um bom planejamento sobre os sabores que serão servidos. Para ter mais sucesso, o ideal é começar oferecendo ao menos 10 sabores diferentes de salgados: queijo simples, mix de queijos com orégano, queijo com presunto, carne moída simples, carne moída com azeitona e ovo, frango simples, frango com catupiry, palmito e muçarela, carne assada desfiada e carne seca com queijo. Fora as opções doces que também podem ser variadas, como queijo com goiabada, chocolate puro, com morango, com banana, doce de leite, banana, açúcar e canela. Quanto mais vasto o cardápio, melhor para o empreendimento! Apenas não se esqueça de botar tudo na ponta do lápis e se planejar bem antes de começar o negócio.

Matérias: Alimentação

Ver mais